Notícias - Locais


Diretoria do Serjal participa de Encontro Regional Nordeste, promovido pela Fenajud

 

A diretoria do Serjal participou, nesta quinta e sexta-feira, em Recife, do XV Encontro Nordeste promovido pela Fenajud, em parceria com o Sindjud-PE, com o objetivo de fortalecer as pautas em defesa dos sevidores do Judiciário estadual. O sindicato alagoano foi representado pelo seu presidente, Kleber Torres, pelo diretor de Finanças, Valdemir Rocha, o delegado de base André Francisco (Arapiraca) e o diretor de Formação e Organização Política-Sindical, Aluciano Martins, coordenador regional Nordeste da Fenajud e um dos responsáveis pela condução dos trabalhos, ao lado do coordenador-geral do Sindjud-PE, Giuseppe Mascena.

O encontro iniciado reuniu sindicatos filiados de diversos estados e marca o primeiro grande encontro promovido pela nova gestão da Federação, eleita em julho.

Na ocasião, Aluciano falou da importância de eventos dessa natureza para promover o fortalecimento e a união entre os sindicatos, possibilitando a troca de experiências e a construção de estratégias coletivas.

Entre os palestrantes, o economista e consultor financeiro Cid Cordeiro apresentou uma análise sobre o cenário econômico do Judiciário e seus impactos nas políticas públicas e no orçamento do setor. 

O encontro também abriu espaço para que os representantes sindicais falassem da realidade dos estados. O presidente do Serjal relatou as dificuldades, mas também falou de alguns avanços na discussão de pautas dos servidores locais. “É importante essa troca de informações, para se ter uma visão geral do que acontece nos estados e perceber saídas para problemas que, na maioria das vezes, são os mesmos”, destacou Kleber Torres. 

“Esses encontros são muito importantes, porque abrem espaço para dialogarmos sobre os desafios que enfrentamos, e que às vezes são comuns em cada sindicato da região. São também essenciais para buscarmos soluções conjuntas e fortalecer a capacidade de articulação nas pautas em favor da categoria, na questão da conquista e preservação de direitos, nas condições de trabalho e nas questões salariais”, destaca Aluciano Martins.