17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul, uma campanha que visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção como forma de combater essa doença. O câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata homens no Brasil e no mundo, atrás apenas do câncer de pele.
A campanha promovida pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA) é abraçada por toda a sociedade. Comprometido com as causas sociais e com a saúde de seus associados, o Serjal traz uma mensagem do presidente Kleber Torres, direcionada, especialmente, aos homens servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.
“Não se descuidem de sua saúde. Não percam tempo com o medo e o preconceito. O câncer de próstata pode matar, mas se for diagnosticado precocemente e tratado a tempo, tem cura”, declara ele.
Em 2022, ao realizar exames de rotina, Kleber foi diagnosticado com uma inflamação na próstata, que poderia evoluir para um câncer, se não tivesse sido cuidado a tempo. A atenção à saúde e a adesão imediata ao tratamento necessário fez com que ele conseguisse bloquear o avanço da ameaça que poderia colocar sua vida em risco. Hoje, passados dois anos, Kleber se considera curado do processo inflamatório, mas continua atento aos sinais do seu corpo e não descuida das visitas periódicas ao urologista. “Eu estou bem. E detectar a ameaça da doença antes que ela se instalasse foi fundamental”, conta Kleber Torres.
Assista ao depoimento no Instagram
Fiquem atentos
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, é fundamental procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é mais incidente em homens com mais de 60 anos. Mas também pode afetar pessoas mais jovens, principalmente se houver histórico familiar da doença. Por isso, é importante estar atento a qualquer anormalidade no corpo.
Os exames utilizados para a investigação, diante de sinais suspeitos de câncer de próstata, são o toque retal e PSA, que tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações suspeitas.
A prevenção também inclui outros cuidados, como a manutenção do peso corporal adequado, adoção de hábitos saudáveis, como atividade física e uma boa alimentação, não fumar, e evitar excesso no consumo de bebidas alcoólicas.