Notícias - Locais


Movimento Unificado insiste em reunião com o TJ para tratar de pendências de datas-bases

Em novo requerimento encaminhado nesta terça-feira (21), ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Kléver Loureiro, o Movimento Unificado dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas, representando pelo SERJAL e pelo SINDOJUS-AL, solicita a realização, em caráter de urgência, de uma reunião para tratar das datas-bases de 2021 e 2022 (que repõem a inflação de 2020 e 2021, respectivamente), e da parte residual do retroativo da data-base de 2020, que ainda não teve data de pagamento definida.

A urgência solicitada leva em consideração não só o prejuízo que esse atraso reflete nos vencimentos dos servidores, já que se trata de reposição da inflação que vem pesando sobre o custo de vida, reduzindo o poder de compra dos servidores e servidoras, mas também em função dos prazos eleitorais que podem inviabilizar o andamento dos processos relativos a essas datas-bases, se não for dada a devida celeridade aos encaminhamentos. 

A pauta da reunião solicitada cita, textualmente, a necessidade urgente do “envio de anteprojeto de lei à Assembleia Legislativa de Alagoas referente as datas-bases 2021/2022, dos servidores do Judiciário Alagoano, nos termos do Processo Administrativo nº. 2022/5314 devidamente instruído, e em cumprimento ao art. 45, parágrafo único e seus incisos, da Lei Estadual n° 7.889/2017”.

Também solicita o pagamento do retroativo da data-base de 2020, cuja data ainda não foi definida. "Estamos buscando o diálogo, como sempre fizemos, pois acreditamos ser esse o melhor caminho para que não precisemos chegar a situações extremas, como as ocorridas no final do ano passado, em que tivemos que realizar manifestações públicas e paralisações em defesa dos nossos direitos", lembram os dirigentes do Movimento.