Representantes do Movimento Unificado realizaram, nesta quinta-feira, uma visita institucional ao Governador em exercício do Estado, desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, que temporariamente assumiu o comando do Executivo estadual. A reunião teve como objetivo reafirmar o diálogo permanente entre os sindicatos e as instituições públicas, além de parabenizar o magistrado pela trajetória construída ao longo de décadas dedicadas ao serviço público.
Durante o encontro, os representantes dos sindicatos destacaram a relevância do momento para o Judiciário alagoano, tendo em vista a ascensão de um magistrado com vasta experiência administrativa, jurídica e institucional ao cargo máximo do Estado. Também foram apresentadas pautas de interesse da categoria, como a votação e aprovação do projeto que reajusta os vencimentos dos servidores em 4,52%, que agora segue para sanção do governador. Além disso, foi reforçada a importância de manter a valorização dos servidores como um dos eixos para o fortalecimento do Judiciário e das políticas públicas estaduais.
Trajetória de dedicação ao serviço público
Nascido em Maceió, em 3 de março de 1965, Fábio Bittencourt é filho de José Agnaldo de Souza Araújo e Maria Nilzete Bittencourt Araújo e tem uma história marcada pela dedicação ao serviço público desde os primeiros passos da carreira. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1987, iniciou sua trajetória no próprio Judiciário alagoano, passando por diversos cargos, de protocolista cartorário e assistente técnico a assistente judiciário.
Ao longo dos anos, também atuou como consultor jurídico do Estado, procurador de classe, presidente de comissões de gestão pública e chefe do Fundo de Modernização do Judiciário (FUNJURIS). No âmbito nacional, presidiu a Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (ABRAMINJ).
Como magistrado, atuou em diversas comarcas do interior e da capital, acumulando experiências em áreas sensíveis, como infância e juventude, combate ao crime organizado e Justiça Eleitoral. Em 2013, ascendeu ao cargo de desembargador pelo critério de merecimento. Já foi presidente da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), Corregedor-Geral de Justiça, integrou o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas como desembargador substituto e atualmente, preside o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.
Para as entidades, a presença do desembargador Fábio Bittencourt no Governo do Estado reforça a importância do diálogo entre Poderes e de uma gestão pública sensível às necessidades dos servidores e da sociedade.
Os sindicatos parabenizam o desembargador Fábio, agradecem a recepção cordial e reafirmam o compromisso de seguir atuando em defesa da categoria, fortalecendo pontes institucionais e contribuindo para a construção de um Judiciário cada vez mais eficiente, humano e comprometido com o interesse público.

