
Os diretores do Serjal, Kleber Torres e Valdemir Rocha, participaram de uma reunião, na manhã desta quarta-feira (10), com o juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Geneir Carvalho, para avançar na discussão de propostas que possibilitem ajustes nas regras dos plantões judiciários e do Concurso de Remoção.
A ideia é aprimorar os dois sistemas, acolhendo sugestões dos servidores e também dos magistrados, de forma a eliminar alguns nós que acabam até mesmo prejudicando o fluxo de funcionamento do Judiciário.
No caso dos plantões, a proposta do Serjal, já discutida em renião anterior com a Corregedoria, é que o horário de encerramento seja às 13h30 do domingo, e não às 7h29 da segunda-feira, como acontece atualmente.
O entendimento é que os processos que dão entrada no fórum plantonista, entre o final da tarde e a noite de domingo, acabam ocupando os servidores nos dois primeiros dias da semana só com as matérias dos plantões, prejudicando o trabalho da própria unidade de vinculação. Isso não ocorreria se esses processos dessem entrada na segunda-feira pela manhã, já diretamente no fórum competente.
Além disso, os dirigentes do sindicato aram que, com as mudanças da SPU, pode se complicar ainda mais esse congestionamento pós-plantão.
O Sindicato vai formalizar por ofício o pedido de ajuste do horário.
Em relação ao realinhamento de Concurso de Remoção, o juiz Geneir informou que as ideias sugeridas pelo Serjal, já discutidas em reunião anterior, na presença do diretor-geral do TJ, Magno Vitório, avançaram bem, no sentido de estudo e organização de encaminhamentos.