Notícias - Locais


Serjal participa de ato em apoio aos servidores de Pernambuco

Representado pelos servidores Claudio Fernandes e Robson Alan, membros da diretoria colegiada, o Serjal participou, em Recife, de um ato de apoio e fortalecimento da luta encampada pelo sindicato dos servidores do Judiciário do estado de Pernambuco (Sindjud-PE), que tem denunciado atitudes nocivas à organização sindical, por parte do Tribunal de Justiça daquele estado.  

Além dos representantes do Serjal, vários dirigentes sindicais de outros estados atenderam ao chamamento da coordenação regional Nordeste da Fenajud, e se uniram na manifestação pública contra a situação que o sindicato de Pernambuco vem enfrentando.

Durante encontro realizado em Maceió, no final de março, o Sindjud-PE denunciou a postura que vem sendo adotada pelo TJ-PE, na atual gestão, tentando descredibilizar e enfraquecer o sindicato. Um exemplo disso foi a implantação da data-base de forma impositiva, sem sequer ouvir a entidade sobre o índice a ser aplicado, impondo de forma unilateral a sua vontade, nesta e em outras situações, ignorando totalmente a diretoria do Sindicato, legitimamente constituída para representar os servidores.

“Os direitos, nós não pedimos de joelhos; os direitos nós pedimos é de pé! E é por isso que a categoria está aqui, reunida num direito justo de pedir dignidade. Por isso o Serjal está de mãos dadas nessa luta com os companheiros de Pernambuco, fortalecendo a luta e manifestando apoio ao Sindjud”, destacou Robson Alan, durante a manifestação.

Para o coordenador Nordeste da Fenajud, Aluciano Martins, que é também diretor de Formação e Organização Política-Sindical do Serjal, a postura do Tribunal de Justiça de Pernambuco é inaceitável, porque além de desrespeitar a representação sindical, gera um precedente que poderá refletir em todas as demais entidades e em todos os servidores. 

“Diante desses fatos, o caminho é unir nossas forças e construir uma resistência sindical solidária, manifestando nosso apoio aos companheiros e companheiras de Pernambuco”, destacou ele.