Notícias - Locais


Vitória em dose dupla: Governo sanciona leis do Retroativo e do realinhamento salarial dos Técnicos

Uma grande conquista do Movimento Unificado dos servidores do Judiciário se consolidou nesta terça-feira (08). Após muita luta encampada pelos dois sindicatos - Serjal e Sindojus-AL – o Governo do Estado sancionou a lei que vai permitir o pagamento do retroativo da data-base de 2021. 

O governador Paulo Dantas também sancionou a lei que autoriza o Judiciário a aplicar uma nova tabela salarial para os técnicos judiciários, outra vitória bastante almejada numa luta que o Serjal vem travando para reduzir a grande defasagem salarial existente.

Com a nova lei, cada técnico judiciário, em qualquer nível e classe da carreira, terá acrescido ao vencimento atual o valor de R$ 700,00. (Veja no anexo como ficou a nova tabela).

“O realinhamento salarial dos técnicos judiciários é uma pauta do Serjal que a nossa gestão abraçou desde o primeiro momento. Ano passado conseguimos sensibilizar o então presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Tourinho, que levou o projeto à aprovação do Pleno e encaminhou à Assembleia Legislativa. Acompanhamos toda a tramitação, e este ano contamos com o apoio do atual presidente, Fábio Bittencourt, para que fosse aprovado. Hoje comemoramos a sanção dessa matéria tão importante para os técnicos judiciários de Alagoas”, destaca o presidente do Serjal, Kleber Torres.

O projeto que autoriza o pagamento do retroativo de 2021 é um esforço conjunto do Movimento Unificado dos servidores, que contou com o apoio do Tribunal de Justiça desde a gestão passada, que aprovou no Pleno e encaminhou à Assembleia, até a gestão atual, que ajudou a garantir a aprovação do Legislativo e a sanção do Executivo. 


PERSISTÊNCIA

Os dois projetos são frutos da iniciativa, da capacidade de negociação e da persistência do movimento sindical, ambos aprovados pelo Pleno no final do ano passado. 

Porém, apesar do encaminhamento em tempo hábil para aprovação no Legislativo, e da atuação sindical no acompanhamento sistemático da tramitação, a Assembleia acabou entrando em recesso, em dezembro passado, sem analisar os dois projetos. 

Ainda assim, o empenho da representação sindical foi fundamental para garantir o compromisso do ex-presidente do TJ em deixar o dinheiro assegurado para o pagamento do retroativo, e do atual presidente em honrar esse compromisso.