Notícias - Locais


Agosto Lilás: Fenajud e sindicatos abrem campanha de combate à violência contra a mulher

No mês em que se intensifica o trabalho de conscientização sobre a necessidade de engajamento social no combate à violência conta a mulher, através da campanha Agosto Lilás, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), em parceria com os sindicatos filiados – a exemplo do Serjal - está lançando uma série de conteúdos focados nesse objetivo para serem trabalhados durante o mês que se inicia.

Com o slogan "Agosto Lilás - Não tem desculpa!", a campanha está sendo aberta nesta quinta-feira (1º), com uma ampla matéria jornalística abordando “O papel do Judiciário na proteção das mulheres”, onde as advogadas Laura Tasca e Hyezza Tavares, entrevistadas pela Ascom da Fenajud,  falam dos avanços e desafios no combate a esse tipo de violência.

Acesse aqui a matéria completa:

Agosto Lilás: O papel do Judiciário na proteção das mulheres 
 

O Agosto Lilás é marcado habitualmente como um mês dedicado à conscientização sobre a importância do combate à violência doméstica e ao fortalecimento das políticas de proteção às mulheres. O movimento que foi criado em alusão a Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, agora completa 18 anos. E para trazer luz ao tema, a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) e os sindicatos filiados ampliaram o debate para além do que se enquadra na lei. A Federação ouviu duas advogadas, Laura Tasca (OAB-RJ 246493) e Hyezza Tavares (OAB-BA 69865), para saber como o Poder Judiciário pode ser decisivo na promoção de justiça, proteção e segurança.
(...)


Ação contínua

Programação contempla uma segunda matéria a ser divulgada no dia 05 de agosto, além de vídeos e conteúdos para as redes sociais que serão trabalhados semanalmente, até o final do mês de agosto. 

A campanha da Fenajud com os sindicatos reforça ações que já são feitas no âmbito local, algumas por iniciativa do Serjal, outras em parceria com outros órgãos, com objetivo de fortalecer o trabalho de conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher e a proteção às vítimas desse tipo de crime. “Um exemplo disso é o Programa Flor de Mandacaru,  lançado recentemente no Tribunal de Justiça, em parceria com outras entidades, entre elas o Serjal, que sempre apoia esse tipo de iniciativa”, destaca Kleber Torres, presidente do sindicato. 

O programa é um Acordo de Cooperação Técnica envolvendo o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AL) e entidades de classe, como o Serjal, o Sindojus, a Almagis e OAB-AL. Como resultado dessa parceria, servidoras do Judiciário filiadas ao Serjal que se verem em situação de violência de gênero passaram a contar com uma sala de apoio e atendimento personalizado na sede do Sindicato, inclusive com assistência jurídica, quando necessário. 

Tem também a Comissão de Assédio Moral e Sexual instituída no TJ, com participação do Serjal, que disponibiliza, no  Intrajus, o ícone “Denuncie Aqui”, para que vítimas de assédio dentro do ambiente do Judiciário possam denunciar com segurança.