A primeira assembleia realizada pela nova diretoria do Serjal, empossada no início do mês, aprovou por unanimidade a prestação de contas de 2023 e a projeção orçamentária para 2024. Também foi discutido o Plano de Trabalho da entidade para o ano em curso, a partir de uma proposta base apresentada pela diretoria, e que recebeu adendos durante a assembleia.
Na apresentação da prestação de contas, o ex-diretor financeiro, hoje presidente do Serjal, Kleber Torres, mostrou em números a consolidação dos resultados conquistados pela política de austeridade e responsabilidade financeira adotada na gestão que se encerrou, com a recuperação do equilíbrio financeiro do Sindicato.
“Foi um trabalho duro, devido à situação em que assumimos o sindicato. Uma situação que todos sabem. A Raquel (ex-presidente), deu os primeiros passos, fazendo auditoria, organizando e negociando as dívidas existentes, o Aluciano assumiu e nós quitamos todas elas, muito antes dos prazos previstos”, destacou Kleber.
Em sua fala, o ex-presidente Aluciano Martins disse que a promessa de resgate da credibilidade do sindicato foi cumprida, em todos os campos, destacou o empenho do ex-diretor financeiro Kleber Torres, na gestão do patrimônio e das finanças do sindicato, e estendeu o mérito dos bons resultados gerais à soma do trabalho de todos e todas que fizeram a diretoria.
O novo diretor financeiro, Valdemir Rocha, apresentou as projeções orçamentárias de receita e despesas para 2024, reforçando como princípio da nova diretoria a manutenção do equilíbrio financeiro do sindicato, sem abrir mão do atendimento às demandas de serviços e ações em prol dos servidores.
Planejamento 2024
Outro ponto de destaque da assembleia, o Planejamento para 2024 tem como base as propostas de campanha da chapa que venceu a eleição e assumiu o sindicato. No ponto nº 1, referente ao processo anual de recomposição salarial, a diretoria explicou que antecipou o encaminhamento de ofício à presidência do TJ, exatamente para não justificar atraso na data-base, que tem o mês de janeiro como referência.
O presidente Kleber Torres comunicou que, por conta dessa iniciativa do Serjal, a primeira reunião com o desembargador Fernando Tourinho já foi solicitada e está sendo agendada para os próximos dias, para discutir esse e outros assuntos que estão na pauta dos servidores, entre eles o auxílio-saúde.
No Planejamento, os servidores e servidoras presentes solicitaram da nova diretoria atos com maior participação da categoria, inclusive uma campanha de conscientização sobre a importância do engajamento dos servidores, pauta que já está na agenda da diretoria de Formação e Organização Política-Sindical.