Notícias - Locais


Assembleia decide intensificar mobilização no Legislativo, pela votação da Data-base

Reunidos em assembleia geral extraordinária (AGE) convocada pelo SERJAL, os servidores e servidoras do Judiciário alagoano decidiram, na noite desta quinta-feira (15), intensificar as mobilizações em defesa da Data-base de 2020, focando na Assembleia legislativa, onde o projeto se encontra há um ano e quatro meses, aguardando votação.

A proposta foi aprovada por 96% dos participantes da AGE, que foi realizada em ambiente virtual, com um bom nível de interação dos servidores e servidoras filiadas ao sindicato. Os encaminhamentos serão adotados pelo SERJAL, para que essa decisão seja colocada em prática logo que o Legislativo retorne do recesso parlamentar, no início de agosto.

O projeto da Data-base do Judiciário já passou por todas as comissões da Assembleia, com parecer favorável e há mais de dois meses está no gabinete da presidência do Legislativo, aguardando encaminhamento para votação em plenário. É o único, entre os três Poderes, que ainda não foi aprovado. Os do Executivo e do Legislativo já foram inclusive implantados, e os servidores já estão recebendo seus salários corrigidos com base na inflação.

O coletivo também decidiu por ampla maioria, na noite de ontem, manter regime de assembleia permanente, com convocação a qualquer tempo, até que a Data-base de 2020 seja aprovada e implantada.

“Foi um bom momento de compartilhamento de informações, propostas e decisões em relação à nossa Data-base, com uma expressiva participação da categoria. Nossa luta nunca parou, mesmo nos momentos em que tudo parecia contrário à implantação da nossa reposição salarial. Nosso projeto está na Assembleia Legislativa há mais de um ano; não sabemos o motivo de não ter ido à votação, junto com os demais Poderes, por isso é lá que vamos focar nossa luta, nas próximas semanas. Acreditamos que estamos mais perto dessa conquista, que é um direito nosso”, destacou o presidente do SERJAL, Aluciano Martins.