Notícias


Auxílio Saúde: TJ aprova pleito do SERJAL e aposentados terão direito a esse benefício

Uma conquista histórica. Atendendo a um pleito do SERJAL, o Pleno do Tribunal de Justiça aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (10), a implantação do auxílio-saúde para os servidores (e servidoras) aposentados do Poder Judiciário alagoano. Com isso, pela primeira vez na história do TJ, eles passam a receber esse benefício, como direito adquirido por meio de resolução do TJ, a partir do próximo mês de abril.
As regras e os valores fechados ainda não foram divulgados pela presidência do TJ, mas segundo anunciou o desembargador Tutmés Airan o benefício mensal ficará em torno de R$ 300 por servidor inativo.
O pleito é antigo, e vem sendo trabalhado intensamente pela atual diretoria do SERJAL desde o início da gestão. Confira alguns passos dessa luta nos links abaixo

Em 2019, alguns passos importantes foram dados depois que o presidente Tutmés Airan demonstrou, em reunião com o Sindicato, no começo do seu mandato, o apoio ao pleito e prometeu se empenhar na busca de possibilidades de atendimento. 
Este ano a diretoria do SERJAL colocou a questão no topo das prioridades, no Planejamento de Ações para 2020, e iniciou, desde então, uma agenda de reuniões e visitas ao corpo diretivo e desembargadores do TJ, com objetivo de mostrar a cada um a importância do benefício para esses servidores que dedicaram a vida ao Judiciário e que, ao se aposentarem, exatamente no momento da vida que mais necessitam, perdiam o direito ao auxílio-saúde. A medida beneficia cerca de 250 aposentados.
Na sessão do Pleno, além da diretoria do SERJAL, representada pelo presidente Aluciano Martins, pelos diretores Kleber Torres e Cleyson Martis, e da colaboradora Cleonice Marinho, que atua na diretoria de Aposentados, aprovação da resolução foi acompanhada por algumas representantes dos servidores inativos. 
“Este é um momento histórico. Pela primeira vez os servidores inativos que muito já fizeram pelo Judiciário e pela sociedade alagoana passam a contar com esse benefício para ajudar nas despesas com a saúde. Um pleito muito justo, que há muito tempo era almejado pela categoria e era motivo de luta do SERJAL. Após a aprovação, fizemos questão de agradecer o empenho do desembargador Tutmés Airan e, por meio dele, agradecer a cada um dos desembargadores que compreenderam a importância da causa, votaram e aprovaram por unanimidade o auxílio-saúde dos aposentados”, destacou o presidente Aluciano Martins.