Notícias


Diretoria do Serjal busca apoio dos desembargadores pelo auxílio saúde dos aposentados

Conforme prometeu, no final de 2019, umas das prioridades de diretoria do Serjal, neste começo de ano, é reforçar a luta em defesa do auxílio-saúde para os servidores aposentados. E já no retorno do recesso, esta semana, os diretores iniciaram uma agenda de visita aos desembargadores do Tribunal de Justiça, em busca de apoio ao pleito, já considerado justo pelo presidente do TJ, desembargador Tutmés Airan.
Na quarta-feira (8) pela manhã, o presidente do Serjal, Aluciano Martins, e os diretores Cleyson Francisco (Formação e Organização Político-sindical) e Kleber Torres (Finanças e Patrimônio) foram recebidos pelos desembargadores Washington Luiz e Domingos de Araújo e saíram satisfeitos com a receptividade ao pleito. “Os dois foram bem solícitos. Já temos também várias manifestações do presidente Tutmés quanto à justeza do pleito e vamos conversar com os demais desembargadores, um por um, em busca de apoio a essa justa solicitação”, destaca Aluciano.
Ele lembra que, pela idade, são os servidores mais antigos que mais precisam desse auxílio, mas acabam perdendo esse direito, ao se aposentar. É exatamente nessa faixa que o plano se torna necessário; mas também mais caro e inacessíveis para a maioria dos servidores, que acabam perdendo, por não poder pagar.
A reivindicação é antiga e foi tema de várias reuniões com a diretoria do TJ, no decorrer de 2019. No começo de dezembro, por meio do ofício nº 63, o Serjal reforçou o pedido, fundamentado no princípio da ‘universalidade e transversalidade de ações, contemplando todos os magistrados e servidores ativos e inativos do Poder Judiciário’, previsto no artigo 3º, parágrafo 1º, da Resolução 207, do CNJ - aprovada em setembro de 2019.
No mesmo ofício, o Serjal destacou, também, a necessidade de reajuste do auxílio-saúde de todos os servidores, cujo valor, segundo a diretoria, está congelado desde a sua implantação.