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SERJAL participa do Encontro de Comunicação da FENAJUD

Em Fortaleza (CE), buscando a atualização e a integração das boas práticas de comunicação sindical, representantes de sindicatos do Judiciário estadual de todo o Brasil participaram, esta semana – dias 5 e 6 – participaram do 6º Encontro Nacional de Comunicação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud).

O objetivo da Federação foi reunir as entidades filiadas – por meio de seus dirigentes, profissionais da área e equipes que atuam na base - para debater a comunicação integrada, a fim de garantir melhores resultados nas lutas nacionais e locais. O SERJAL foi representado pelo diretor de Comunicação, Luiz Artur. 

No primeiro dia do evento, a Federação avaliou os resultados do trabalho proposto durante o 5º Encontro – realizado ano passado, na Bahia - para o ano de 2018. A equipe de comunicação da Federação levantou alguns pontos que foram discutidos, bem como a nova forma de comunicar da entidade. Além disso, fez um a sobre a importância de investir em comunicação nas entidades para barrar os retrocessos.

A exemplo dos demais sindicatos, o diretor do SERJAL dispôs de um período para falar sobre a comunicação no seu Estado e as dificuldades e soluções encontradas para executá-la. As entidades apresentaram ainda os dados de acesso, compartilhamentos e engajamento nas redes sociais.

A equipe de comunicação da Fenajud tem o entendimento de que é o momento propício de discutir os rumos da comunicação sindical, para que as equipes participem efetivamente do processo de criação das campanhas e materiais a serem disparados durante o ano. 

“A comunicação integrada será fundamental neste momento, pois ela tem como objetivo unificar todos os canais para garantir que a voz seja sempre a mesma, independente do formato de conteúdo ou canal escolhido. As entidades precisam ter um olhar especial para essa pasta em suas unidades, pois somente com o planejamento de ações e profissionais da área será possível nos organizarmos para a luta que vem pela frente”. Essa é a visão da Federação.

Uma palestra do publicitário e consultor de marketing digital Thallis Cantizani, sobre o uso das redes sociais, também reforçou o conhecimento, por meio de cases de sucesso e orientações aos comunicadores e dirigentes presentes, quanto à utilização dessas plataformas a favor da categoria.  Na oportunidade, Cantizani destacou que a produção nas redes sociais requer, entre outras coisas, conteúdo dinâmico e pensado com objetivos claros, além de senso de oportunidade. “É preciso saber o que está acontecendo nas redes e agir de imediato”.

O segundo dia do evento foi momento para colocar em prática o conhecimento adquirido pela base. Durante todo o dia, os profissionais debateram os canais e meios de comunicação a serem utilizados em 2019. Separados por grupos, os participantes levantaram as propostas debatidas e como será realizada a renovação das peças de comunicação sindical voltada para os trabalhadores e trabalhadoras do judiciário estadual.