Notícias - Outras Notícias


Serjal participa ativamente de debates no Coletivo Jurídico da Fenajud

Representado pelo seu presidente Kleber Torres e pelo diretor Jurídico Gustavo Macêdo, o Serjal participou, em São Paulo, das reuniões do Coletivo Jurídico, do Conselho de Representantes e do II Seminário Internacional da Fenajud, que teve como tema principal “A Importância da Luta Sindical no Plano Internacional para Conquistar Direitos”.

O seminário contou com a presença de dirigentes de sindicatos de todas as regiões do país filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados.

“Foi muito importante participar de um evento como este, trocando experiências com sindicatos de outros estados e representantes de outros países sobre a organização dos trabalhadores no ambiente de trabalho e os desafios dos novos tempos”, destacou o presidente do Serjal, Kleber Torres.  

Coletivo Jurídico
 
A reunião do Coletivo Jurídico colocou em pauta a discussão sobre o papel social da Justiça no país, com o tema “O Poder Judiciário como indutor de transformação social e a importância de sua democratização”. Falou também sobre Negociação Coletiva e Assédio Moral, colocando em foco a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).  Também abriu espaço para que os sindicatos apresentassem encaminhamentos que foram discutidos durante a reunião do Conselho de Representantes.

“Durante o encontro, tivemos oportunidade, enquanto representante do Serjal, de levar nossa contribuição ao debate de assuntos importantes como a PEC Social, que trata da questão dos aposentados; a Convenção 151 da OIT; o Direito de greve e o Assédio Moral - questão que está no dia a dia dos servidores do Judiciário, afetando, principalmente as mulheres, como comprovam os números de pesquisas recentes”, destacou Kleber Torres.

Para Gustavo Macêdo, Diretor Jurídico do Serjal, é muito importante encontros como este. "O debate foi enriquecedor. Levamos nossas experiências e trouxemos na bagagem várias informações que serão utilizadas em prol dos servidores do Poder Judiciário de Alagoas. Temas relevantes foram explanados por grandes palestrantes no encontro dos jurídicos. Direito de Greve, Assédio Moral, Convenção 151, pautas nacionais e frente de lutas foram alguns dos muitos assuntos debatidos", concluiu.