Notícias - Locais


Assembleia do SERJAL aprova novo ato público para o dia 19, em frente ao Legislativo

Os servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas aprovaram, na manhã deste sábado (25), em assembleia convocada pelo SERJAL, a realização de mais um ato público em frente à Assembleia Legislativa, para cobrar a aprovação do projeto da data-base de 2020 (reposição das perdas da inflação de 2019), que encontra-se na casa parlamentar desde março do ano passado.

Além desse ato, a assembleia dos servidores aprovou a formação de uma comissão de mobilização, composta por filiados e filiadas dirigentes e não dirigentes do sindicato, para reforçar a criação e encaminhamentos de estratégias e ações na luta em defesa da data-base.

Mobilizados pelo SERJAL, os servidores do Judiciário participaram, em agosto passado, de uma panfletagem em frente ao prédio da Assembleia estadual, na reabertura dos trabalhos legislativos, com objetivo de sensibilizar os parlamentares para a situação da categoria. Alguns deputados manifestaram apoio, mas até hoje o projeto não entrou na pauta do plenário, para votação. O novo ato aprovado na assembleia de hoje será realizado no dia 19 de outubro terá o mesmo objetivo. 

Lembrando que nesses 18 meses de tramitação, o projeto da data-base dos servidores do Judiciário recebeu parecer favorável de todas as comissões, mas está há quase 5 meses parado no gabinete do presidente da ALE, deputado Marcelo Victor, aguardando encaminhamento para a votação em plenário.

Nesse período, o SERJAL fez uma série de movimentações, incluindo assembleias virtuais e a manifestação presencial de agosto passado, e uma agenda persistente, por meio de seus diretores, de visitas de acompanhamento, cobrança, sensibilização e busca de apoio, tanto no Tribunal de Justiça quanto na Assembleia Legislativa. E vem insistindo na tentativa de uma audiência com o presidente da casa, deputado Marcelo Victor, que chegou a ser agendada para a semana passada, mas foi adiada, ainda sem uma nova data definida pela presidência.

“Estamos insistindo nisso. Queremos ser recebidos pelo presidente da Assembleia. Precisamos entender o porquê dessa situação, já que o projeto foi aprovado e encaminhado pelo Poder Judiciário, e não pede mais do que a reposição inflacionária anual, que é um direito constitucional de todo trabalhador. Inclusive já aprovado e implantado há meses, para os demais servidores públicos - do Legislativo, do Executivo e do Tribunal de Contas de Alagoas”, destacou o presidente do SERJAL, Aluciano Martins.

A assembleia do SERJAL foi realizada em modo presencial e aconteceu na sede do Clube Social do Sindicontas, com todas as condições asseguradas para garantir a participação dos filiados e filiadas.

Veja mais fotos na nossa Galeria e Imagens.