Notícias - Locais


SERJAL pede explicações ao TJ. Diretoria se reúne e discute encaminhamentos

Semana movimentada, depois da revelação sobre a Resolução nº 09/2021, do Tribunal de Justiça, aumentando em 100% o valor do auxílio-alimentação dos magistrados, o que gerou enorme indignação em meio à sociedade em geral e aos servidores do Judiciário, que sequer tiveram direito à reposição salarial da inflação de 2019 e 2020.

O SERJAL reagiu, como não poderia deixar de ser, para uma entidade representativa e consciente de seu papel. Até porque, diante da gravidade dessa situação, num momento de grande crise econômica e social provocada pela pandemia, calar seria omissão. E a Nota Pública em que manifestou a indignação da entidade e da categoria ganhou repercussão nacional, com ampla aprovação dos servidores, manifestada nas redes sociais.

Mas não ficou só nisso. Logo após tomar conhecimento da Resolução o SERJAL encaminhou ofício ao presidente do TJ, desembargador Kléver Loureiro, solicitando explicação com relação ao aumento do auxílio-alimentação dos magistrados, uma vez que, até a presente data, não houve manifestação positiva com relação a pleitos da categoria, entre eles a reposição salarial das perdas da inflação de 2019 e 2020 e sobre a isonomia do auxílio-alimentação, um pleito antigo, bem anterior ao aumento que dobrou o referido benefício para os magistrados.

“É bom que isso fique claro: A nossa luta pela equiparação é bem anterior a esse aumento, que consideramos incompatível com a realidade socioeconômica que vivemos, com milhares de famílias brasileiras sofrendo para receber um auxílio-emergencial de R$ 200. Lutamos pela equiparação, sim, e essa questão continua na nossa pauta, porque é direito. Necessidade alimentar é a mesma para servidor ou magistrado, e isso nos tem sido negado. Mas esperávamos que os magistrados permanecessem nos valores anteriores, e que nesse patamar acontecesse a isonomia. Lamentável que Tribunal tenha aberto essa enorme distância, beneficiado os magistrados com esse reajuste inconcebível do auxílio-alimentação”, destaca o presidente do SERJAL, Aluciano Martins.

Na quinta-feira, a diretoria do Sindicato reuniu-se, por meio virtual, em caráter emergencial e extraordinário, discutiu a situação e deliberou estratégias para reforçar a luta em defesa da data-base e por justiça no que se refere ao auxílio-alimentação e outras demandas dos servidores, que encontram-se paradas, “aguardando condições econômicas”, enquanto os magistrados são contemplados com ampliação significativa de seus benefícios.