Notícias - Locais


Eleição para o Comitê Gestor do 1º Grau será nesta quinta-feira, da 8 às 18h

A votação para escolha dos membros do Comitê Regional de Gestão e Implementação da Política Nacional de Atenção Prioritária e Orçamentária do Primeiro Grau, no âmbito do Tribunal de Justiça de Alagoas, acontece nesta quinta-feira (23) das 8h às 18h.
Os nomes dos magistrados e servidores que se apresentaram como candidatos – cada um na sua categoria - foram homologados ontem (21), pela Comissão Gestora Eleitoral, da qual faz parte o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Alagoas (SERJAL), representado por sua presidente, Raquel Faião.
As inscrições foram feitas entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Para a vaga de servidor do 1º Grau, se candidataram Dêvis Klinger Menezes, analista judiciário; Gustavo Luiz de Macêdo, oficial de justiça; Richard Wagner Manso, analista judiciário especializado, e Luiz Arthur Gama, auxiliar Judiciário.
Para a vaga de magistrado, se candidataram os juízes Marina Gurgel da Costa, titular da 2ª Vara de Santana do Ipanema; e Sérgio Wanderley Persiano, titular da 25ª Vara Cível da Capital – Família.
No processo eleitoral, os servidores e magistrados de primeiro grau poderão escolher seus representantes, por meio do sistema Intrajus, em ícone próprio.
A apuração do resultado será realizada no próximo dia 3, pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal de Justiça, sob a supervisão da Comissão Eleitoral, que emitirá relatório à presidência do TJ-AL, a quem caberá a homologação e designação dos eleitos, por meio de Portaria.

Representação dos Servidores

O Comitê Gestor, instituído e normatizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  tem como objetivo buscar soluções para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional do 1º Grau no âmbito do Judiciário estadual.
Os servidores, assim como os magistrados, têm direito a duas vagas no Comitê, uma que será definida no processo eleitoral desta quinta-feira, e outra de livre escolha do Pleno do Tribunal de Justiça. Além disso, como entidade representativa da categoria, o SERJAL também tem vaga nata na composição do Comitê, que será ocupada pela presidente Raquel Faião.
O mandato dos membros eleitos (titulares e suplentes) do Comitê Gestor Regional será de dois anos, sendo permitida a reeleição.