Notícias - Locais


Servidores do Judiciário alagoano realizam nova paralisação nesta quinta e sexta-feira

Firmes na luta em defesa da data-base, que repõe as perdas salariais geradas pela inflação acumulada desde 2019,  os servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas decidiram, em assembleia virtual realizada nesta segunda-feira, manter a paralisação de 48h programada para esta semana, definindo a data para quinta e sexta-feira (dias 2 e 3 de novembro). 

Mobilizados pelo sindicato que representa toda a categoria (o SERJAL), os servidores realizaram paralisação de 24 horas na terça-feira da semana passada, com a realização de manifestações localizadas na frente das unidades judiciárias da capital e do interior. Em Maceió, a concentração foi na frente do Fórum do Barro Duro, e assim será também na quinta e na sexta-feira desta semana.

A paralisação gradativa foi decidida em assembleia dos servidores, realizada no dia 12 deste mês e é o desenrolar de uma luta que já dura dois anos. O projeto que repõe a inflação de 2019 deu entrada na Assembleia Legislativa em março do ano passado e após toda tramitação necessária, aguarda há seis  meses que o presidente da ALE, deputado Marcelo Victor, coloque em votação no plenário. A reposição da inflação de 2020 ainda nem foi encaminhada pelo Poder Judiciário. Juntando com o índice de 2021, que fecha neste mês de dezembro, já são três anos sem reposição.

Antes de decidirem pela paralisação gradativa, os servidores do Judiciário tentaram, por meio da representação sindical, sensibilizar deputados e desembargadores, realizaram atos em frente à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de Justiça e uma paralisação de advertência , por duas horas, no último dia 9. Mas sem retorno por parte dos dirigentes dos dois poderes.

Além de definir os dois dias de paralisação desta semana (quinta e sexta-feira), a assembleia realizada ontem também definiu os atos de mobilização da próxima semana, caso não haja nenhum fato novo até lá.