Notícias - Locais


SERJAL destaca engajamento no primeiro dia de paralisação gradativa

Foi um dia movimentado para a diretoria do SERJAL e demais servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas. Na capital e no interior a categoria cruzou os braços em todas as unidades judiciárias, durante todo o dia, numa manifestação em defesa da aprovação da Data-base que repõe as perdas salariais acumuladas pela inflação. Apenas os serviços considerados urgentes foram mantidos, garantindo a margem de funcionamento estabelecido em lei.

Diferente da paralisação de advertência realizada no último dia 12, quando os servidores entraram para trabalhar, mas pararam por duas horas, nesta quarta-feira os manifestantes nem acessaram seus respectivos locais de trabalho. Chegaram, mas ficaram do lado de fora. Formaram pequenos grupos na frente de cada unidade, com faixas, cartazes e algumas manifestações de voz.

De acordo com a diretoria do sindicato, em todos os lugares a adesão à paralisação foi muito boa. “Os servidores e as servidoras estão conscientes de que essa é uma luta de todos; e só conseguiremos êxito se houver bastante engajamento, e isso tem acontecido de maneira cada vez mais forte. E tem mostrado o quanto essa situação tem mexido com todos nós, causando desgaste e indignação. Não estamos reivindicando aumento; estamos lutando pela reposição salarial da inflação de 2019. E já estamos no final de 2021. São três anos sem reposição. O TJ e a Assembleia Legislativa precisam responder sobre isso”, destaca a diretoria do SERJAL.

Este foi o primeiro dia da agenda de Paralisação Gradativa aprovada na assembleia da categoria, na última sexta-feira. Na próxima semana, se não houver fato novo na negociação, serão dois dias (48h) de braços cruzados. O SERJAL está em regime de assembleia permanente, podendo ser convocada a qualquer instante, para adotar novas estratégias de luta, se necessário.

Confira as fotos: