Notícias - Locais


Diretor Jurídico do SERJAL é o novo coordenador de Comunicação da Fenajud

O diretor Jurídico do SERJAL, Cleyson Francisco, é o novo coordenador de Comunicação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud). A eleição e posse da nova Direção Colegiada ocorreu nesta terça-feira (8), encerrando a primeira etapa do 12º Congresso da Fenajud (Conseju), que foi realizada de modo virtual. Por causa da pandemia, este ano o congresso foi dividido em duas etapas; a segunda está prevista para acontecer em dezembro, de forma presencial, se o quadro sanitário estiver favorável.

O Conseju é a instância máxima de decisões da Federação; é o fórum onde trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário nos estados brasileiros discutem os desafios das profissões que compõem as estruturas da Justiça; os rumos das lutas em todos os estados e a defesa de direitos que veem sendo negados pelas direções dos Tribunais de Justiça. Nessa edição, o evento contou com a participação de mais de 200 pessoas entre delegado(a)s, devidamente escolhido(a)s em assembleias específicas nas suas respectivas bases, convidado(a)s e observadores. 

A eleição transcorreu com chapa única, que obteve 90% dos votos dos participantes / delegados do congresso. A nova Direção Colegiada (Unidade Nacional) vai conduzir as ações da entidade durante os próximos três anos. Também foi eleito e empossado o novo Conselho Fiscal da Fenajud.
 
PROGRAMAÇÃO

No início da programação do congresso, dirigentes da Gestão Novo Tempo (encerrada ontem) fizeram manifestações e solidariedade às vítimas da Covid-19 e seus familiares, ressaltaram as perdas vivenciadas no Poder Judiciário e a necessidade urgente de políticas que garantam vacinação em massa, a fim de garantir segurança sanitária para retorno aos trabalhos presenciais. 

Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu de forma virtual, e dentro de uma conjuntura onde trabalhadores, de maneira geral - e de forma específica os do serviço público - sofrem com ameaças de perdas, retirada de direitos e negativa de novas conquistas, a maioria das falas focou a importância dos sindicatos na luta contra as desigualdades e a exclusão que se projetam cada vez mais.

O congresso também serviu para a prestação de contas da gestão que se encerrou e que esteve à frente da Federação no período de 2018 a 2021. A prestação de contas foi aprovada por quase 90% dos votos registrados.

Os novos dirigentes se comprometeram em manter as atividades e lutas contra a Reforma Administrativa, em defesa do serviço público e contra qualquer medida que possa prejudicar os servidores e servidoras, bem como a população. 

Confira a nova Diretoria Colegiada:

Coordenação Geral
1 – JANIVALDO RIBEIRO NUNES –SINDIJUSTO –TO
2 – ALEXANDRE LIMA SANTOS – SINDIJUSTIÇA – RN
3 – ARLETE ROGOGINSKI – SINDIJUS PR

Coordenação da Secretaria Geral

JOSÉ IVONALDO BATISTA – SINTAJ -  PB

Coordenação de Finanças
ROBERTO EUDES FONTENELE MAGALHÃES – SINDIJUSTIÇA - CE

Coordenação de Assuntos Jurídicos
ALEXANDRE PAULO PIRES DA SILVA – SINJUS - MG

Coordenação de Comunicação
CLEYSON FRANCISCO DA SILVA– SERJAL - AL

Coordenação de Formação Sindical
ANNE CHRYSTIANE DA SILVA MARQUES –SINJAP -AP

Coordenação de Política Sindical e Relações Internacionais
EDNALDO MARTINS SILVA OLIVEIRA – SINDIJUS - SE

Coordenação de Saúde dos Trabalhadores e Previdência
CAROLINA RODRIGUES COSTA – SINJUSC - SC

Coordenação de Assuntos Parlamentares
EDUARDO MENDONÇA COUTO – SERJUSMIG - MG

Coordenação de Gênero, Etnia e Geracional
ANA CAROLINA MARTINS LÔBO – SINDJUD - PE

Coordenação Regional Sul
EMANUEL DALL’BELLO DOS SANTOS – SINDJUS – RS

Coordenação Regional Sudeste
Nelson Lara Siqueira Jr. – SINDIJUDICIÁRIO - ES

Coordenação Regional Centro-Oeste
LEONARDO BARROS DE LACERDA – SINDIJUS - MS

Coordenação Regional Nordeste
LUIZ CLÁUDIO DA SILVA OLIVEIRA – SINTAJ - BA

Coordenação Regional Norte
GISLAINE MAGALHÃES CALDEIRA – SINJUR - RO

SUPLÊNCIA DA DIREÇÃO COLEGIADA:
1 – Hélio Lentz Puerta Neto – SC
2 – Simone Maria Pamplona Moreira – PA
3 – Alcides Campelo de Albuquerque Jr.- PE
4 – Ana Maria Gomes de Souza – MG
5 – Waldivino Liberato Vieira Neto – GO