Notícias - Locais


Perdeu o nosso bate-papo sobre a Reforma Administrativa? Ainda dá para assistir pelo YouTube

Num bate-papo virtual promovido pelo SERJAL, na noite desta terça-feira (11), os servidores e servidoras do Judiciário alagoano tiveram oportunidade de debater e esclarecer dúvidas sobre prejuízos e perdas de direitos que se projetam na PEC 32/2020, do governo federal, que trata da Reforma Administrativa.

Na abertura do evento, que contou com a participação do técnico do Dieese no estado de Minas Gerais, Thiago Rodarte, e do diretor jurídico da Fenajud e do Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Minas (SinjusMG), Wagner Ferreira, o presidente do SERJAL, Aluciano Martins, destacou que a entidade não tem medido esforços no sentindo de orientar, esclarecer, buscar informações e repassar aos servidores do Judiciário alagoano, com o intuito de estimular a mobilização no combate à PEC 32.

Em uma de suas falas, durante o bate-papo, Thiago Rodarte argumentou que os impactos da PEC 32 podem, sim, afetar os atuais servidores, e a primeira coisa muito importante é a questão da estabilidade. Ele disse que o fato de a PEC instituir a definição de critérios por meio de lei ordinária facilita a aprovação e depois, possíveis alterações. Desta forma, o serviço público pode facilmente ser submetido a conjunturas políticas momentâneas, atendendo a intenções governamentais episódicas e a variações ideológicas do governo de plantão. 

Wagner Ferreira fomentou a importância da causa e a necessidade de que todo servidor público faça sua parte, manifestando-se por meio das redes sociais, participando das mobilizações virtuais do seu sindicato e da Federação e pressionando parlamentares para que digam NÃO à Reforma Administrativa, para evitar prejuízos irreversíveis aos servidores e à sociedade, com o desmonte dos serviços públicos. Ele destacou que, no momento, por causa das limitações impostas pela pandemia, as mobilizações têm se realizado virtualmente, para preservar as pessoas, evitando possíveis aglomerações, mas reafirmou a importância de participação de todos.

O debate foi organizado pelas diretorias Jurídica e de Formação e Organização Política-Sindical do SERJAL e mediado pelo diretor Jadson Marcelo, dando sequência a uma série de lives e mobilizações virtuais que vêm sendo realizadas no sentido contrário à PEC 32. 

Para quem não consegui participar, ou perdeu parte da live, ela está disponível, na íntegra, no nosso canal no YouTube, por tempo indeterminado.