Notícias - Locais


Sindicato requer ao TJ atualização para elevar margem de consignados

Atendendo solicitações de vários servidores e considerando o momento difícil que muitos têm vivido, com defasagem e comprometimento da renda, o SERJAL encaminhou ofício ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ-AL), desembargador Kléver Loureiro, solicitando a atualização e adequação no controle das margens de empréstimos consignados, para a elevação do percentual a 40% da remuneração dos servidores do Judiciário alagoano (ativos, inativos e pensionistas).

A solicitação tem respaldo na Lei nº 14.131/21, que “Dispõe sobre o acréscimo de 5% (cinco por cento) ao percentual máximo para a contratação de operações de crédito com desconto automático em folha de pagamento até 31 de dezembro de 2021”. 
Além da defasagem salarial, já que os servidores públicos não tiveram sequer a recomposição da inflação de 2019 (no ano passado) o SERJAL reforça, como agravante a atual conjuntura econômica, deficitária em decorrência da crise sanitária, com a pandemia do coronavírus, que assola com números cada dia maiselevados de desemprego, contaminações e mortes.  

“A situação tem afetado a todos, não só na questão sanitária, mas também na situação econômica. E embora não tenhamos perdido postos de trabalho, como aconteceu na iniciativa privada, nós, servidores públicos, temos sofrido sem reajuste e muitos de nós têm convivido diretamente com situações de perdas no orçamento doméstico, com familiares que perderam o emprego e a renda durante essa pandemia. A situação é difícil para todos, e temos que buscar as formas possíveis para minimizá-la”, argumenta o presidente do SERJAL, Aluciano Martins.