Notícias - Locais


Contas aprovadas mais uma vez. Assembleia analisa balancetes e plano de ação para 2021

Numa assembleia virtual bastante participativa, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas obteve aprovação, por maioria absoluta, da prestação de contas do segundo semestre de 2020. Com isso, a diretoria que foi reeleita em novembro passado para mais três anos à frente do SERJAL, encerra o primeiro mandato com os legados da responsabilidade e da transparência com a gestão financeira da entidade. Todas as prestações de contas levadas à apreciação da categoria, foram feitas dentro dos prazos estatutários, analisadas antes pelo Conselho fiscal, e aprovadas - ora por unanimidade, ora por maioria absoluta.

E mais; Em todos os momentos, nesses três anos, a realização da assembleia foi precedida da publicação, com bastante antecedência, de todos os balancetes financeiros e patrimoniais da entidade, cumprindo as regras estatutárias e o compromisso com a transparência - uma marca dessa gestão, de oferecer aos servidores e servidoras filiadas todas as informações para que possam acompanhar e analisar os números e ter segurança na hora de votar.

"Temos esse compromisso como marca da nossa gestão. A transparência na gestão financeira, porque respeitamos o dinheiroi do Sindicato e o direito dos filiados e filiadas do SERJAL, de saber para onde vai cada centavo", destaca o diretor financeiro Kleber Torres. 

PLANEJAMENTO

Além da prestação de contas, os participantes da assembleia virtual também conheceram e aprovaram o Plano de Ação do Serjal para 2021, construído com base nos compromissos de campanha para esse segundo mandato.

Na abertura da reunião, o presidente Aluciano Martins destacou a importância da grande participação registrada e fez uma análise da conjuntura atual e das dificuldades que, tanto o Sindicato quanto os servidores, têm enfrentado em relação às lutas e às limitações de mobilização, num momento em que a pandemia ainda determina o isolamento social, restringindo as ações ao modo virtual.

Ele destacou a parceria com a Fenajud, que nesse momento de isolamento tem reunido e representado a fala dos sindicatos e dos servidores do Judiciário, em Brasilia, nas questões que mais lhes afetam, a exemplo da reforma administrativa em andamento no Congresso. E conclamou os servidores e servidoras a reforçarem essas mobilizações virtuais, que têm vindo na forma de tuitaço, repostagem de conteúdos nas redes sociais e outras modalidades. Aluciano solicitou aos servidores que reforcem o envio de cartas aos parlamentares de cada estado, visando a sensibilizar e pedir diretamente que votem contra a PEC da reforma administrativa.

“A Federação tem sido nossa porta voz, tanto no que diz respeito à lei complementar 173 -2020, que entre outras coisas, tem impedido o reajuste salariso dos servidores, quanto em relação à PEC 32/2020,  que está em tramitação, trazendo uma reforma administrativa que nos impõe ainda mais prejuízos enquanto servidores públicos”, destacou Aluciano.

Por fim, o presidente do SERJAL ressaltou a importância de manter da união da categoria, lembrando que a disputa de chapa acabou no momento em que foi declarado o resultado da eleição, e que aghora é hora de remarem, todos, no mesmo barco, fortalecendo a defesa da categoria.