Notícias - Locais


TJ libera parcela de antecipação do redutor pleiteado pelo SERJAL

Os servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas vão receber este mês uma parcela de antecipação do redutor. Atendendo a uma solicitação da diretoria do SERJAL, encaminhada desde o início de outubro de 2020, por meio do Ofício nº 20/2020 (anexo), o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tutmés Airan, comunicou hoje à tarde, ao presidente do Sindicato, Aluciano Martins, que está sendo liberada uma parte desse redutor, no valor de R$ 162,00 por servidor.

Trata-se de uma diferença de vencimento decorrente da unificação das carreiras judiciárias de 1º e 2º graus de jurisdição, antes do período constante do Anexo XI da Lei n° 7.889/2017, que vem sendo descontada nos salários dos servidores a título de ‘redutor’, e cuja devolução consta no processo SAI n° 2020/11596. O que o SERJAL vem insistindo há meses é a antecipação dessa devolução, argumentando, para isso, com as informações sobre a considerável economia gerada aos cofres do TJ/AL, em razão da adoção do teletrabalho.

“Em nenhum momento, mesmo com as restrições da pandemia, deixamos de correr atrás do melhor e do que é direito do servidor. Desde outubro, com as informações sobre a economia que o teletrabalho gerou para o Tribunal, vínhamos conversando com o presidente do TJ, desembargador Tutmés Airan, a partir de um ofício que protocolamos com essa demanda, no dia 5 de outubro. E desde o começo ele se mostrou sensível, determinando, inicialmente, o levantamento do impacto financeiro no DEFIP e agora o pagamento dessa primeira parte”, destacou Aluciano Martins.

Ele aproveitou para, em nome do SERJAL e dos servidores por ele representados, parabenizar o presidente Tutmés Airan pelo desempenho na condução dos trabalhos à frente do Tribunal de Justiça nos últimos dois anos, e agradecer pelo respeito e atenção dedicados ao Sindicato e aos pleitos da categoria, desde os primeiros momentos. Lembrou como fato histórico a audiência pública com os servidores, realizada por Tutmés no início da sua  gestão e mediada pelo SERJAL, para ouvir e assumir compromissos com a classe, e destacou o  empenho do desembargador em cumpri-los, tanto no aspecto de evolução financeira, reconhecendo, legitimando e implantando direitos dos servidores, quanto no trato respeitoso com o sindicato e a categoria.

Tutmés encerra, nesta sexta-feira (15), o seu mandato de presidente do TJ, sendo substituído no cargo pelo desembargador Klever Loureiro.