Notícias - Locais


Uniodonto e Unimed aplicam reajuste anual neste mês de janeiro

Atenção servidores. O reajuste anual dos planos Unimed e Uniodonto, que geralmente acontece no mês de dezembro, será aplicado neste mês de janeiro.

O reajuste é inevitável, posto que se trata de um serviço privado. Mas como tem feito desde que tomou posse, em 2018, a atual gestão do SERJAL (renovada este ano) tem conseguido minimizar o impacto negociando descontos que têm tornado o impacto do reajuste menor, inclusive no índice aplicado. Em 2017, por exemplo, o plano de saúde foi reajustado acima de 18%, mas em 2018 o Sindicato conseguiu que o índice ficasse em 6%, caindo mais um pouco, para 5,85% em 2019. O reajuste de 2020, que está sendo aplicado agora, será de 5,02% na Unimed.

Além disso, o Sindicato tem trabalhado em outras frentes compensatórias. Em 2019 conseguiu inserir no contrato um novo aditivo que possibilitou, além dos filhos, que já eram previstos, a inclusão de netos solteiros com idade de até 30 anos incompletos no plano Unimed, desde que comprovado o vínculo familiar com titular sindicalizado.

Antes, o plano já ofertava descontos para cônjuge, parceir@ com união estável como entidade familiar, conforme a lei civil, assim como companheir@ do mesmo sexo, comprovado por declaração particular ou pública em cartório, filhos solteiros com deficiência enquadrada como invalidez, mediante comprovação médica, enteado menor sob guarda judicial ou menor tutelado.

Este ano o SERJAL também conseguiu ampliar até 30 de janeiro o prazo para novas adesões sem carência de uso.

Odontológico

Já a Uniodonto terá reajuste de 3,4% este mês. O plano ortodôntico, cujo valor é mais alto por contemplar o uso de aparelho corretivo, passa a R$ 125,66, com o reajuste anual.

Em caso de dúvidas ou mais informações, os interessados podem entrar em contato com Valéria, na sede do SERJAL, ou através do número (82) 99945 0256.

Recomposição

Outra questão é relacionada à recomposição do reajuste de 2020, do plano de saúde, suspenso entre os meses de setembro e dezembro, com autorização da Agência Nacional de Saúde (ANS), por causa da retração econômica agravada pela pandemia do Coronavírus. Esta semana a diretoria financeira do SERJAL recebeu mensagem da Unimed explicando que a recomposição dos valores suspensos do reajuste por faixa etária será feita em 12 parcelas iguais, cobradas mensalmente a partir deste mês de janeiro.