Notícias - Eleições


Eleição SERJAL: Bom trabalho credencia o atual Conselho Fiscal para mais um mandato

O bom trabalho realizado no último triênio referendou a atual composição do Conselho Fiscal do SERJAL para mais um mandato. Os servidores Valdemir Ferreira Rocha, Charles Elton França e Marcelino Moraes foram reeleitos com 67,5% dos votos válidos na eleição no último dia 19. Junto com eles, foram eleitos Jorge Juruatan Rocha e Jefferson Simões para primeira e segunda suplência, respectivamente.

O Conselho Fiscal tem a atribuição de fiscalizar as contas do sindicato e acompanhar de perto todas as movimentações relacionadas às entradas e saídas de recursos financeiros, com as respectivas prestações de contas. De acordo com o Estatuto do Sindicato, os fiscais deverão se reunir de três em três meses para examinar os livros, registros e todos os documentos de escrituração contábil. Analisar e aprovar, ou não, mediante parecer fundamentado, os balanços e balancetes mensais, também é dever a ser cumprido pelos eleitos ao cargo.

Entretanto, ser conselheiro fiscal do sindicato não se limita somente a fiscalizar as contas. É preciso também propor medidas que visem a melhoria da situação financeira do SERJAL, como previsto no Art. 40.

Na intenção de entender melhor sobre o assunto, convidamos um dos conselheiros eleitos, Valdemir Rocha, para nos falar sobre esse trabalho.

- Valdemir, qual é o papel do Conselho Fiscal?

O Conselho, como diz o próprio nome, tem a atribuição de fiscalizar as atividades financeiras do sindicato, sendo responsável pela análise das contas, bem como, requerer ajustes e recomendar mudanças, caso seja necessário, tudo voltado a uma boa gestão da parte financeira do sindicato.

- Como a equipe eleita pretende trabalhar?

A equipe reeleita vem ratificar o compromisso com todo sindicalizado e trabalhará cumprindo o estatuto com responsabilidade. Vamos atuar de forma incisiva para que o SERJAL seja cada vez mais forte e transparente. Não mediremos esforços para que o zelo com a parte financeira seja cada dia mais efetivo.

- Existe alguma novidade em que possamos esperar da gestão?

O servidor pode acreditar que manteremos o trabalho que temos feito, junto à diretoria financeira, nesses últimos três anos, com foco no resgate e na alavancagem das finanças da entidade, que foi e será a prioridade do Conselho Fiscal. Os servidores do Judiciário podem ter certeza de que não ficaremos inertes, e que podem contar com nosso empenho e dedicação. Faremos a melhor gestão possível.