Notícias - Locais


Presidente da CCJ na Assembleia promete dar andamento ao projeto da data-base

A visita ao deputado Galba  Novaes, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Alagoas, na manhã desta terça-feira (27), abriu boas perspectivas em relação ao projeto da data-base dos servidores do Judiciário alagoano. Numa ação conjunta, representantes do SERJAL e do Sindojus tiveram a oportunidade de conversar com o parlamentar e explicar que o projeto trata da reposição de perdas inflacionárias do exercício de 2019, e não configura reajuste salarial com ganho real.

Essa é a quarta vez que a diretoria do SERJAL vai ao gabinete do parlamentar em cuja comissão se encontra o projeto da data-base. Mas foi a primeira vez que conseguiu conversar com ele e falar da importância do andamento da matéria, já que as perdas se acumularam antes da existência da Lei Complementar Federal nº 173/20, que criou impedimentos aos reajustes dos salários dos servidores públicos até dezembro de 2021.

A representação sindical, formada por Aluciano Martins e Jadson Marcelo pelo SERJAL; William Juscelin e Gustavo Macedo pelo Sindojus, destacou também, na conversa com o parlamentar, que o projeto tem aprovação unânime do Pleno do Tribunal de Justiça, desde março passado, e já dispõe de dotação orçamentária, não havendo, portanto, empecilho à sua implantação.  

“Nossa argumentação foi muito bem recebida pelo deputado Galba Novaes e sentimos que ele ficou sensível à nossa causa. Explicamos que não se trata de ganho real, mas de reposição de perdas consolidadas e ele se comprometeu em dar parecer e encaminhar o nosso projeto de data-base para andamento da sua tramitação legislativa. Vamos aguardar os próximos passos e seguir com nossa programação de visitas aos parlamentares, em busca de apoio ao nosso pleito, que é justo e constitucional”, destacou Aluciano Martins, presidente do SERJAL.