Notícias - Locais


SERJAL Presente! No retorno presencial, Sindicato acompanha medidas de proteção aos servidores

No primeiro dia de atividades presenciais do Judiciário estadual de Alagoas, após mais de seis meses de isolamento imposto pela pandemia do coronavírus, a diretoria do SERJAL acompanhou de perto as medidas adotadas pelo Tribunal de Justiça para garantir a proteção à saúde dos servidores e entregou equipamentos adicionais para reforçar a segurança no ambiente de trabalho.

“Não deu para visitar todas as unidades, mas fomos em alguns locais de trabalho levar nosso apoio aos servidores, observar as condições em que estão trabalhando nesse retorno presencial, se o protocolo está sendo cumprido, mostrar para eles que podem e devem contar com o seu Sindicato e que estamos e estaremos vigilantes e atentos a toda e qualquer situação que possa colocar em risco a saúde de qualquer pessoa, no ambiente do Judiciário estadual”, destacou o presidente do SERJAL, Aluciano Martins.

Segundo ele, a impressão, nos locais visitados, a exemplo do Fórum do Barro Duro, foi de que está sob controle e organizado, conforme o protocolo divulgado pelo TJ, com  medição de temperatura no entrada da unidade, controle de acesso, atendimento público restrito às pessoas com agendamento prévio, para evitar aglomeração, e uso de equipamentos de proteção individual. “Não detectamos nenhuma anormalidade”, testemunhou o presidente do SERJAL, que visitou as unidades acompanhado do diretor financeiro, Kleber Torres, do diretor de Formação e Organização Política-Sindical, Cleyson Francisco e da colaboradora Cleonice Marinho, que atua na diretoria de Aposentados.

Na ocasião, eles também entregaram para os servidores que ainda não haviam recebido, os kits de proteção que o SERJAL preparou para os seus filiados, compostos por máscaras, álcool em gel, bisnaga para transportar na bolsa, além da viseira para quem está no atendimento e não dispunha desse equipamento. "Preparamos esses kits de proteção e tentamos fazer com que chegassem às mãos dos servidores, disponibilizando na sede do SERJAL e nas regionais, por meio dos nossos diretores e delegados de base. Mas como estávamos todos em regime de home-office, muitos não conseguiram receber. Estamos levando, nessas visitas, e continuamos disponibilizando na sede do Sindicato", explicou Kleber Torres. 

Nesse primeiro momento os locais de trabalho estão funcionando apenas com 30% do quadro funcional, e os servidores estão sendo escalados através de um sistema de rodízio. Os outros 70%, incluído os que se enquadram nos grupos de risco da Covid-19, permanecem trabalhando em regime de home-office.

“Achamos importante estarmos presentes nesse primeiro momento. Continuaremos acompanhando e, se preciso, discutindo com o Tribunal de Justiça as medidas possíveis para garantir mais segurança aos servidores”, concluiu Aluciano.