Notícias - Locais


Fase Amarela: Serjal quer todos os servidores com acesso a testagem no retorno ao trabalho

Fase Amarela: Serjal quer todos os servidores com acesso a testagem no retorno ao trabalho

 

Entrando na fase amarela, na escala de controle de risco do coronavírus, o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas começa na próxima segunda-feira (14) a retomada gradual do atendimento presencial nas unidades judiciárias, e a maior preocupação do SERJAL, neste momento, é garantir o máximo de segurança à saúde dos servidores. Ontem mesmo o presidente do Sindicato, Aluciano Martins, manifestou essa preocupação ao presidente do Tribunal de Justiça. E um dos pontos colocados é a necessidade de que todos os servidores que estão voltando, tenham acesso à testagem da Covid-19 e a equipamentos de segurança.

“Fizemos esse contato com o presidente Tutmés Airan e ele esclareceu que o TJ dispõe de apenas um lote de testes, que contemplará, inicialmente servidores e trabalhadores terceirizados que estejam mais expostos ao contato com o público. Mas questionamos como fica a situação dos demais servidores que não estão nesses grupos. Para nós é importante que todos tenham acesso à testagem, à medida que forem voltando ao trabalho, e não sossegaremos enquanto isso não for assegurado destacou Aluciano.

Para os que não têm Plano de Saúde, o Tribunal de Justiça já iniciou, em algumas unidades, a testagem de servidores, observado critérios de prioridade pela maior vulnerabilidade aos fatores de risco no exercício das atividades laborais.

O desembargador presidente informou que vai se empenhar em ampliar a disponibilidade de novos lotes de teste, à medida em que for se consolidando o retorno presencial. Mas, para garantir que ninguém fique descoberto, nesse primeiro momento, o SERJAL acompanhará todos os casos de servidores que estejam retornando ao trabalho. “O importante é que todos sejam alcançados pelo máximo de procedimentos de segurança possíveis”, destaca Aluciano.

RETORNO GRADATIVO

Inicialmente, o retorno dos trabalhos do Judiciário alagoano ocorrerá com o limite de 30% do quadro de recursos humanos de cada unidade e com o atendimento condicionado ao prévio agendamento, com hora marcada. Além disso, o SERJAL vem acompanhando todas as medidas que estão sendo adotadas, como a desinfecção dos ambientes de trabalho, bem como as providências visando à proteção e à manutenção do distanciamento seguro, no contato entre os colegas de trabalho e jurisdicionados. A pedido do Sindicato, todos os servidores deverão receber, no seu setor, equipamentos como máscaras e protetor de facial transparente, além, claro, de álcool 70° em gel.

Na conversa com o presidente do TJ, o SERJAL se comprometeu em fazer um levantamento e encaminhar até a próxima segunda-feira, do quantitativo de servidores que estão retornando a cada unidade do Judiciário a partir do dia 14.