Notícias - Locais


Planejamento – Colegiado do SERJAL discute ações e projetos para 2020

O ano de 2020 promete ser de muitas atividades. É preciso fortalecer as lutas específicas dos servidores do Judiciário alagoano e unir forças com outras entidades nas campanhas de valorização dos servidores públicos e de enfrentamento a situações que se desenham, como as perdas previstas com vigência da reforma previdenciária estadual, aprovada no apagar das luzes de 2019.

Com esse cenário, o colegiado do Sindicato dos Servidores do Judiciário Alagoano, SERJAL, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (16) para traçar o planejamento de ações para este novo ano, estabelecer prioridades e definir as estratégias para alcançá-las.

De saída, a Data-base, cuja proposta será levada à apreciação da categoria em Assembleia Geral Ordinária convocada para o próximo dia 25, às 9h, no Hotel Enseada, no bairro de Pajuçara, em Maceió, já entrou em pauta.

Mas também está na lista de prioridades, a luta em defesa de um plano específico de valorização dos Estáveis, que por restrição legal não são contemplados no sistema de progressão de carreira do PCCR; e pelo auxílio saúde dos servidores aposentados, uma pauta que já vem sendo tratada pelo SERJAL com o Tribunal de Justiça, e que já entrou na ordem do dia das ações de 2020.

Na semana passada, diretores do Sindicato iniciaram uma agenda de visitas aos desembargadores, num processo de sensibilização para a importância e a justeza desse pleito, lembrando que, pela idade mais avançada, são os servidores mais antigos que mais precisam do auxílio saúde. No entanto, perdem esse direito ao se aposentar, e muitos não suportam o ônus do plano de saúde individual, que nessa faixa etária torna-se muito mais caro.

O Planejamento contemplou, também, ações de continuidade e aprimoramento do processo de interação entre o Sindicato e seus filiados, como o Projeto BORA LÁ, que leva a presença do SERJAL às unidades judiciárias da capital e do interior do Estado, por meio de visitas dos seus diretores; e a evolução permanente da Comunicação por meio de novas ferramentas disponíveis; além da realização do IV CONSERJAL, em julho, e da agenda de eventos comemorativos, como os tradicionais festejos juninos e as comemorações ao Dia dos Servidores Públicos e Dia dos aposentados, entre outras.

“O Sindicato somos todos nós. Estamos no último ano de nossa gestão, que pode ser renovada ou não, nas eleições do final do ano. Mas em qualquer circunstância, temos que ter em mente que os dirigentes passam, mas o Sindicato fica, e tem que ser fortalecido, sempre, porque sem ele não há garantias, não há avanços, não há conquistas. Portanto, vamos fortalecer o nosso sindicato, porque, UNIDOS, SOMOS E SEREMOS SEMPRE MAIS FORTES!”, destacou o presidente Aluciano Martins.