Notícias - Outras Notícias


Fenajud e sindicatos reforçarão campanha em defesa do Serviço Público

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) vai realizar em 2020, junto com os sindicatos, muitos debates e discussões em todas as regiões do país em defesa do serviço público, da classe trabalhadora, de direitos e da democracia.

A expectativa é que este ano seja de muita luta, por isso a entidade vai investir na ampliação de atividades articuladas e unificadas - junto com outras entidades - nos órgãos superiores, nos locais de trabalho e nas ruas, com objetivo de detalhar publicamente as medidas que o Governo Federal, com apoio do Congresso Nacional, e os governos estaduais, vêm propondo e que podem prejudicar substancialmente os trabalhadores e as trabalhadoras, inclusive nos aspectos de de emprego e renda.

As perspectivas das entidades sindicais e de especialistas apontam para uma política econômica de austeridade, tentativa de desmonte do SUS, da educação e demais serviços públicos, assim como a privatização das empresas Estatais, retirada de direitos trabalhistas e previdenciários que comprometem decisivamente as condições de vida da maioria da população. Para fazer frente a todos esses ataques será necessária uma forte articulação e pressão nos espaços institucionais de decisão e, principalmente, uma ampla articulação e organização em todo país.

Logo no primeiro semestre a Federação, em parceria com outras entidades, fará o lançamento de uma ampla campanha nacional contra o Plano Mais Brasil – composto por três PECs que cumprem o objetivo que vem sendo adotado pelo governo: atacar o papel do Estado e as garantias orçamentárias previstas na Constituição para a execução dos serviços públicos, especialmente nas áreas de saúde, justiça e educação, e a garantia dos direitos dos servidores.

Atividades nacionais

Nesse enfoque, está prevista para este ano a realização de Encontro de Formação Sindical, Encontros Regionais e Encontros Estaduais de Mulheres, as datas serão divulgadas futuramente. Haverá ainda reuniões, audiências,  atividades sindicais e mobilizações nacionais. Confira, anexo, o cronograma  prévio de atividades da Fenajud.

* Fonte: FENAJUD