Notícias - Locais


Representantes do SERJAL participam de eventos da Fenajud em BH

Representado por quatro servidoras do Judiciário alagoano, escolhidas em reunião convocada especialmente para esse fim (realizada no dia 9 de outubro), o SERJAL participa, em Belo Horizonte - MG, do I Encontro Nacional de Mulheres realizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), em parceria com o Sindicato dos Servidores do Judiciário de Minas Gerais (Serjusmig).

O objetivo central foi promover a integração de trabalhadoras do Judiciário às demandas nacionais e seu protagonismo na luta de classe, para que ocupem cada vez mais espaços em diferentes lugares. 

A partir do tema central, “Pela liberdade de ser, expressar, representar e ocupar todos os lugares”, o encontro colocou em pauta assuntos como “O papel da mulher na organização sindical e na política”, e  “A importância da conscientização das mulheres contra as desigualdades e violência de gênero”.

O SERJAL foi representado pelas servidoras Roberta Gonzaga e Fátima Agra (delegadas sindicais de Maceió e Santana do Ipanema, respectivamente), Raquel Faião e Cleonice Marinho.

 “Muito importante estar aqui, representando as servidoras do Judiciário alagoano num encontro cuja temática foca na importância do engajamento de mais mulheres nas entidades sindicais e políticas, fortalecendo a luta por seus direitos e a resistência contra todo tipo de violência – física ou psicológica - sobretudo num momento em que os números apontam o crescimento do feminicídio no país”, destacou a delegada sindical do SERJAL, Roberta Gonzaga. 

CONGRESSO 

Além do Encontro de Mulheres, a delegação feminina de Alagoas também participa, em Belo Horizonte,  junto com outros delegados igualmente eleitos para esse fim, do Congresso Nacional Extraordinário da Fenajud (Conseju), iniciado na quinta-feira (12) e com programação até este sábado (14).

Sob o tema “Que Justiça é Essa?”, representantes da categoria debateram os principais problemas enfrentados nas funções do Judiciário estadual em todo o país e participaram de votações de questões importantes como a prestação de contas do exercício 2017/2018; a eleição para a coordenação da Região Norte; e duas alterações no Estatuto da Fejadud: uma no art. 25 e conexos, com a finalidade específica de incluir até cinco suplentes para substituição na coordenação executiva colegiada; e outra no §1º do art. 50 do Estatuto.