Notícias - Locais


SERJAL Participa do Fórum Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio Moral

Representado pelo diretor de Organização e Formação Político Sindical, Cleyson Francisco, o SERJAL participou de um evento, nos dias 09 e 10 de novembro, realizado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio Moral (Fonaprecam). 

O encontro aconteceu na cidade de Vitória-ES e teve como objetivo de discutir e dar encaminhamento o Conselho Nacional de Justiça, de propostas, projetos e ferramentas de combate e prevenção ao assédio moral no âmbito de trabalho do Judiciário brasileiro. Na edição desse ano, o evento teve como tema: “O serviço público brasileiro pede socorro. O assédio moral está adoecendo e matando servidores públicos: onde reina o descaso, prevalece a impunidade”.

No evento, foi reafirmado o papel fiscalizador que deve ser exercido pelos sindicatos, representando os seus filiados, para detectar casos em que os servidores estejam sendo submetidos a situações constrangedoras e no ambiente de trabalho, que configurem assédio moral em qualquer das suas manifestações, e a importância de estar atento a isso, para poder agir e evitar que essas situações avancem para um quadro mais grave.

“Como o tema ainda é pouco explorado, poderemos enfrentar barreiras, inclusive no nosso estado; no nosso ambiente de trabalho, na implantação de instrumentos de combate e prevenção ao assédio. Mas, cientes de sua existência, precisamos do fortalecimento da categoria e da busca pelo bem-estar do trabalhador, em especial no ambiente laboral. Acredito que essa conscientização, aliada a essa visão mais atenta do Sindicato trará bons resultados para os servidores do judiciário alagoano”, afirmou Cleyson Francisco.

Além da pauta principal da reunião, houve troca de informações sobre pleitos internos, como a criação de um canal para denúncia de assédio, capacitação de gestores, produção de pesquisas científicas, núcleo de conciliação e a implantação de uma política permanente de combate ao assédio nos estados.

SOBRE O EVENTO

O Fonaprecam aconteceu pela primeira vez em 2016, e tem contando com a participação de entidades que representam servidores públicos de todo o país. Com seus pilares voltados ao combate e à prevenção do assédio moral praticado no serviço público, o Fórum tem protagonizado debates interessantes sobre o tema no Congresso Nacional e integrado atividades de apoio nos estados em situações desrespeito à dignidade de servidores públicos, dando credibilidade à organização para tratar do assunto.