Notícias - Locais


Formação: SERJAL participa de seminário internacional sobre dívidas públicas

Representado pelo diretor de Formação e Organização Político-Sindical, Cleyson Francisco, o SERJAL participou do IV Seminário Internacional sobre a dívida pública, realizado no auditório da reitoria da UFAL, de 09 a 11 de setembro, que teve como tema central: “70 anos do balanço de pagamento: de onde vem a dependência?”

Também participaram representantes de outras instituições sindicais, além de representantes da Universidade Federal de Alagoas, para debater o impacto que o endividamento público tem sobre os investimentos no setor público e seus impactos na sociedade. Convidados como palestrantes, profissionais especializados em desenvolvimento econômico e social, entre eles Francesco Schettino, da Universidade dela Campania, na Itália, Ramiro Chimuris, da UDELAR, no Uruguai, e Basile Christopoulos, da Universidade Federal da Paraíba, deram o norte para a discussão. 

Durante o seminário, a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou audiência pública sobre renúncia fiscal e endividamento público no Estado, com a presença da deputada estadual Jó Pereira, da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã, Maria Fatorelli, do professor de Economia da UFAL, José Menezes, do secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro e do representante sindical, Nivaldo Barbosa.

O diretor Cleyson Francisco afirmou que o evento trouxe conteúdos de conscientização social sobre as dívidas públicas, tanto no cenário nacional, quanto no âmbito estadual.

“A importância da participação da Diretoria de Formação e Organização Político-Sindical está no compartilhamento de experiências para agregarmos conhecimentos, com discussões que fazem parte do contexto social atual. É necessário que haja sempre essa troca de conhecimentos intersindicais para nos fortalecermos e trabalharmos metas que visem à melhoria econômica e social como um todo e para que estejamos ainda mais fortes em defesa dos nossos direitos enquanto servidores do Tribunal de Justiça”, concluiu.