Notícias - Locais


SERJAL promove dia 20, seminário sobre Saúde no Trabalho

Visando a contribuir com a saúde e o desenvolvimento profissional dos servidores do Judiciário alagoano o SERJAL promove, no dia 20 de setembro, o Seminário Sobre Saúde no Trabalho, voltado à prevenção e tratamento de doenças ocupacionais. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (16) e encerradas na quarta-feira (18) - ou quando preencher o número de vagas. 

O seminário contará com a presença do Dr. Emanuel Wanderley Fontes, fisioterapeuta, pós graduado em Osteopatia e especialista em coluna vertebral, para uma abordagem sobre as consequências da boa e da má postura no trabalho e sobre tratamento de doenças relacionadas. O tema ‘Ergonomia’ se conecta com a informação de que os problemas de coluna estão entre os principais motivos de pedidos de afastamento no trabalho.

Contará também com palestra da psicóloga Jéssica Amanda Morais - especialista em Neuropsicopedagogia, graduanda em Neuropsicologia, Doula e Capacitação em Avaliação Psicológica - para tratar das questões relacionadas à saúde mental no ambiente de trabalho. 

Ainda durante o evento, será apresentado o relatório final da pesquisa “Sofrimento e adoecimento no trabalho no Judiciário estadual brasileiro”, realizada pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), em parceira com os sindicatos filiados.

O SERJAL está tentando assegurar, junto ao Tribunal de Justiça, que a carga horária do seminário possa contar para fins de progressão de carreira. Um ofício já foi encaminhado ao diretor adjunto de Gestão de Pessoas, Aberlardo Cerqueira, solicitando informações sobre essa possibilidade.

“Entendemos que a importância de informação sobre prevenção e tratamento de doenças geradas pelo trabalho relaciona-se com a produtividade do servidor público, até porque a prevenção e tratamento adequados dessas doenças evitam afastamentos do trabalho por questões de saúde. Assim, no nosso entendimento, há vinculação direta com as atividades desempenhadas pelo servidor, em conformidade com o artigo. 18, §2º da Lei Estadual 7.889/17”, destaca o diretor de Formação e Política Sindical do SERJAL, Cleyson Francisco.

Confira a programação (anexo).