Notícias - Outras Notícias


Agosto Lilás: Campanha de combate à violência contra a mulher

O mês de agosto é marcado pela campanha de a para a violência contra a mulher. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil é o 5º país no ranking de violência doméstica no mundo e é importante estar atento aos sinais, que nem sempre se revelam apenas em atos de agressão física. Geralmente, antes desse estágio ou junto com ele, ocorre a agressão verbal, psicológica ou moral, e na maioria das vezes isso acontece dentro de casa ou envolvendo os relacionamentos mais próximos, atingindo mulheres, independente de cor, raça ou classe social.

Completando 13 anos de vigência, a Lei Maria da Penha (nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) é a maior diretriz que garante a seguridade da mulher perante as ocorrências de agressão, e surgiu exatamente da constatação sobre a necessidade de se estabelecer mecanismos eficazes de combate a esse comportamento que machuca, aniquila e mutila o corpo e a alma feminina, muitas vezes levando à morte. Por isso mesmo, a violência contra a mulher não deve ser tratada como um problema individual, mas como uma situação que requer responsabilidade social.

Procurar ajuda é o passo principal para conseguir sair da situação de violência. Além da família, algumas ONGs e assistências sociais oferecem abrigo para as mulheres agredidas. É importante que ela receba apoio, inclusive (e principalmente) psicológico, e saiba com quem contar em um momento como esse.

Em qualquer circunstância, a violência deve ser denunciada e isso pode ser feito em delegacias e órgãos especializados na defesa das mulheres ou pelo número 180. As centrais de atendimento à mulher vítima de violência oferecem assistência gratuita, confidencial e algumas funcionam 24 horas. Mesmo que a vítima não realize a ocorrência, os parentes ou vizinhos podem fazê-la.

 

VEJA ONDE CONSEGUIR AJUDA

 

Delegacia da Defesa da Mulher 1

Rua Boa Vista, 443, Centro, Maceió-AL

Telefone: 3315-4976

 

Delegacia da Defesa da Mulher 2

Conjunto Cambuci, 65 Quadra C, Maceió-AL

Telefone: 3315-4327

 

Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher 1

Rua Antônio Braga Neto, 270, Salvador Lira, Maceió-AL.

Telefone: (82) 99960-7131

 

Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher 2

Rua Professor Domingos Correia, 35, Centro, Arapiraca-AL.

Telefone: 3521-6318.