Notícias - Locais


SERJAL age em defesa dos servidores em estabilidade excepcional

Dois processos de interesse de servidores em regime de estabilidade excepcional (por preencherem os requisitos do art. 19 da ADCT) serão submetidos a apreciação na pauta do Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas nesta terça-feira (18). E representando os interesses dos seus associados, o SERJAL estará lá, representado por sua diretoria e assessoria jurídica, para acompanhar o caso.

Um desses processos envolve a defesa dos direitos de cinco servidoras aposentadas, que no ato da aposentadoria tiveram perda de aproximadamente 10% em seus proventos. O SERJAL entrou com representação requerendo a recomposição dos vencimentos tendo como parâmetro os valores recebidos antes da aposentadoria, devidamente corrigidos.

O outro processo trata-se de um recurso administrativo em defesa da irredutibilidade salarial de um servidor estável que há mais de 28 anos foi designado para exercer função de escrivão, contudo, o ato de estabilidade dizia respeito a cargo com remuneração inferior. No entendimento jurídico do SERJAL o reenquadramento para a função originária vai contra a razoabilidade e a segurança jurídica, uma vez que o servidor não incorreu em nenhuma ilegalidade, e a sua designação para a função de escrivão ocorreu em atendimento às necessidades do Tribunal de Justiça.

“Estamos atentos, e onde tiver um direito dos nossos filiados, sejam eles estáveis, concursados, ativos ou inativos, estaremos lá para defendê-los”, destaca o diretor Jurídico do SERJAL, Jadson Marcelo. "A diretoria do Sindicato está sempre correndo em defesa do melhor interesse de seus filiados e isso abrange a todos, sem qualquer distinção, porque esse é nosso papel e estamos cumprindo”, reforça o diretor de Formação e Organização Sindical, Cleyson Francisco.