Notícias - Locais


SERJAL presente no grande ato em defesa da aposentadoria e da educação pública

O ato público realizado na tarde desta sexta-feira (14), em Maceió, marcando o Dia Nacional de Luta em defesa da aposentadoria e do ensino público gratuito foi uma das maiores manifestações registradas na capital alagoana nos últimos anos. E os trabalhadores do Judiciário alagoano foram representados  pelo seu Sindicato (o SERJAL), e pela Federação à qual é filiado, a Fenajud, que se fizeram presentes por meio de diretores, delegados de base e servidores.

Mais de 20 mil pessoas, representando trabalhadores do serviço público e privado e os mais diversos segmentos da sociedade, por meio de sindicatos, centrais sindicais, movimento estudantil e demais movimentos sociais do campo e da cidade tomaram as ruas, numa passeata que saiu da Praça do Centenário em direção ao Centro.

“Foi um percurso bonito, repleto de milhares de pessoas e entidades unidas em defesa dos direitos coletivos de toda a sociedade brasileira. Fomos às ruas lutar contra o desmonte da Previdência e as ameaças que essa reforma representa para a classe trabalhadora em geral e para nós, servidores públicos; lutamos contra o desmonte das nossas universidades públicas, duramente afetadas pelo corte de verbas para a educação, medida que compromete o futuro da nação brasileira”, destacou o presidente do SERJAL, Aluciano Martins.

“Não há a menor dúvida da importância do trabalhador brasileiro se mobilizar. E o SERJAL não podia ficar fora dessa luta que é de todos, contra essa reforma nociva que prejudica em muito a todos nós, principalmente os servidores públicos. Queria agradecer e parabenizar a participação de valentes companheiros e companheiras que numa demonstração de maturidade e consciência política participaram conosco. Estamos engajados nessa luta para que o trabalhador brasileiro possa envelhecer tranquilo com a garantia de uma aposentadoria digna”, acrescentou Aluciano.

Ele participou do ato ao lado do diretor de Organização e Formação do Sindicato, Cleyson Francisco; do diretor Jurídico, Jadson Marcelo (também diretor da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB)); da delegada de base de Maceió, Roberta Gonzaga; da diretora da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud), Ana Paula Araújo, e servidores que se juntaram ao grupo.

REPÚDIO E SOLIDARIEDADE

O presidente aproveitou para, em nome da diretoria do SERJAL, manifestar sua indignação e repúdio pela forma como três motoqueiros avançaram com suas motos aceleradas, contra as pessoas que participavam do ato, atropelando a assessora de comunicação do Sindicato, jornalista Fátima Almeida, que estava no exercício de sua profissão e da sua cidadania.

“Nossa solidariedade à nossa parceira e atuante jornalista Fátima Almeida, que foi covardemente atropelada por um idiota que, inconformado com o povo em movimento pelos seus direitos, acelerou sua moto contra a multidão. Graças a Deus não houve nada grave e ela está bem”, concluiu Aluciano Martins.