Notícias - Locais


Projeto da Data-base chega à 7ª e última comissão da Assembleia

O projeto da data-base (nº 038/2019), dos servidores do Judiciário alagoano, avançou mais uma etapa em sua tramitação na Assembleia Legislativa. Com pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Galba Novaes, e da Comissão de Orçamento e Finanças, presidida pelo deputado Inácio Loiola, ela encontra-se, agora, na 7ª Comissão - de Administração e Relações do Trabalho - presidida pelo deputado Bruno Toledo.

Esse é o último passo de tramitação da matéria, antes de ser levada para aprovação em plenário, e como vem fazendo desde o início, quando a matéria ainda estava no Tribunal de Justiça, a diretoria do SERJAL vem acompanhando passo a passo, mobilizando-se em visitas aos gabinetes para garantir avanço na tramitação.

Ontem, os diretores Cleyson Francisco (de Formação e Organização Sindical) e Kleber Torres (de Orçamento e Finanças) estiveram mais uma vez na Assembleia e visitaram o gabinete do presidente da 7ª Comissão, para pedir atenção ao projeto que garante aos servidores a implantação da Data-base com reposição da inflação retroativa ao mês de janeiro.

Lá, foram informados de que já foi nomeado o relator – deputado Jairzinho Lira - cujo gabinete também foi visitado pelos diretores. O parlamentar não estava, no momento, mas, por telefone, se comprometeu com o SERJAL em concluir o relatório o mais rápido possível. Hoje, os diretores, junto com presidente do Sindicato, Aluciano Martins, retornam à Assembleia, para falar pessoalmente com o relator.

Após aprovação na 7ª Comissão, o projeto vai para apreciação em plenário, concluindo a tramitação legislativa. Daí, ele segue para o Executivo, com prazo de 15 dias úteis para sanção do governador.

“Temos acompanhado com assiduidade e persistência, desde o início, todos os passos do projeto, conversando com os parlamentares e cumprindo o nosso papel de lutar para que a nossa data-base seja implantada o mais rápido possível, sem aquele desgaste que tem ocorrido nos anos anteriores, em que tudo só se resolve no final do ano”, destaca o presidente Aluciano Martins.