Notícias


1º de Maio - Dia de luta e de luto!

Esta quarta-feira, 1º de maio, é feriado em todo o Brasil e em várias partes do mundo, dedicado ao Dia do Trabalhador. Dia de descanso, para muitos; dia de luta e reivindicação para outros.

Mas para todos, o dia deve ser de REFLEXÃO: sobre a conjuntura atual; as nossas condições de trabalho; o presente e o futuro da nossa categoria enquanto servidores públicos; sobre as mudanças que estão acontecendo no nosso país – reforma trabalhista, reforma previdenciária - e em que tudo isso nos afeta.

Vivemos tempos difíceis, sim, e é preciso unir forças para sobrevivermos; defender nossos direitos e conquistas históricas em todas as esferas: no Judiciário, no Executivo, no Legislativo; no serviço público e na iniciativa privada; no campo ou na cidade. Somos todos trabalhadores e trabalhadoras e nossa bandeira deve ser a união em defesa de DIGNIDADE E RESPEITO.

Hoje é dia de luta e também dia de luto: afinal, o Dia do Trabalhador foi inspirado em momentos de protesto, reivindicação e resistência, como a greve geral de Chicago (1889) em que milhares foram às ruas contra a escravização do trabalhador exposto a jornadas extensas; contra as condições desumanas de trabalho a que eram submetidos; em defesa de melhores salários. E muitos pagaram com a liberdade, com o sangue derramado do trabalhador; com a vida de tantos que morreram em confrontos, lutando pelos direitos coletivos.

A luta é contínua, e onde quer que estejamos, é sempre preciso lembrar que devemos estar juntos, somando força, porque UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!

Aluciano Martins

Presidente do SERJAL