Notícias - Locais


SERJAL recebe visita do novo corregedor geral de Justiça de Alagoas

O SERJAL recebeu, na manhã desta segunda-feira (14), a visita do novo corregedor-geral de Justiça do estado de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, acompanhado do juiz auxiliar João Paulo Martins. Programado entre as partes para tratar de questões relacionadas aos servidores e aos serviços do Judiciário alagoano, o encontro quebrou paradigmas, na avaliação do presidente do SERJAL, Aluciano Martins, abrindo diálogo logo no início da nova gestão do TJ, e estreitando caminhos para firmar parcerias baseadas na relação de respeito e transparência entre a instituição e o Sindicato.

Na semana passada a diretoria do SERJAL foi recebida no gabinete do novo presidente do TJ, desembargador Tutmés Airan, com o mesmo propósito, e da mesma forma que fez naquele momento, o SERJAL também contemplou o novo corregedor com uma placa desejando sucesso no novo cargo diretivo e almejando uma gestão de diálogo e valorização dos pleitos em defesa dos servidores da Justiça alagoana.

Um dos principais assuntos tratados durante o encontro foi o concurso de remoção. A questão será aprofundada em reunião futura, que será agendada, entre a diretoria do SERJAL e um juiz auxiliar designado pela Corregedoria para tratar desse assunto, mas o desembargador Fernando Tourinho adiantou que as remoções serão realizadas.

Entre outras questões, a reunião no SERJAL também discutiu os plantões judiciários, audiências de custódia, cursos SAJ, com a proposta de melhorar a oferta vagas - incluindo o Ensino à Distância (EAD) - e ampliação e nomeações para a SPU - nesse caso o SERJAL defendeu que fosse dada prioridade aos analistas que não conseguiram remoção para a Capital.

O desembargador Tourinho disse que necessita de pelo menos 30 dias para se familiarizar com a situação das comarcas, detectar problemas e possíveis soluções e dar encaminhamento. Mas desde já destacou a importância do SERJAL como "a caixa de ressonância dos servidores", falou da sua disposição em atender aos pleitos da categoria, dentro da regularidade, garantiu que vai conduzir a Corregedoria dialogando com magistrados e servidores e buscando parcerias com a ESMAL para capacitação e consequente melhoraria dos serviços prestados pela Justiça, e encerrou pedindo apoio da entidade Sindical nessa missão.

(Foto: Itawi Albuquerque / Ascom TJ-AL)