Notícias - Locais


Diretoria do SERJAL se reúne com novo presidente do TJ para tratar de interesses da categoria

Buscando uma relação harmoniosa, de cooperação e respeito mútuo nos assuntos referentes à valorização dos servidores do Judiciário alagoano e à promoção da melhoria dos serviços da Justiça, a diretoria do SERJAL foi recebida na tarde desta quarta-feira (9), pelo novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tutmes Airan. 

Durante o encontro, o presidente do TJ demonstrou intenção de realizar uma gestão participativa, ouvindo a representação dos servidores e de outras categorias e instituições correlatas com o Judiciário. E para consolidar esse propósito, ele se dispôs a participar de uma audiência pública com os servidores do Judiciário – agendada para o próximo dia 26, no auditório do Pleno – e anunciou a pretensão de criar um Comitê Gestor, com a participação do Sindicato e outras representações, para discutir numa freqüência de pelo menos uma vez por mês, as ações e necessidades relacionadas à operacionalidade da Justiça alagoana.

 “Queremos governar com parceria; fazer uma gestão de portas abertas para os servidores; criar o comitê, com a participação da Almagis, do Sindicato, da Defensoria Pública e do Ministério Público e sempre ouvir esse comitê. E também teremos essa audiência pública, onde vamos falar diretamente com os servidores, ouvir deles os problemas que afetam o Judiciário e buscarmos, juntos, as solucões”, disse Tutmes.

A intenção expressa pelo presidente do TJ foi a mesma manifestada pela diretoria do SERJAL, numa placa entregue a Tutmés, em que lhe deseja sucesso no desafio de conduzir o Judiciário alagoano no biênio que se inicia (2019-2020) e almeja uma gestão participativa, “focada na parceria e valorização de todos os que atuam na construção de uma Justiça rápida e acessível e fundamentada na certeza de que UNIDOS SOMOS MAIS FORTES”.

Na avaliação do presidente do SERJAL, Aluciano Martins, a disposição do presidente do TJ em receber a categoria, representada pelo seu Sindicato, logo no início da gestão, é indício bastante promissor de uma relação de respeito e cooperação com os servidores, que só contribuirá para o engrandecimento da Justiça alagoana.

“Podemos ter nossas divergências nas funções que ocupamos, mas nada pode prescindir a possibilidade de diálogo como princípio básico para essa convivência. E saímos desse encontro com a sensação de que ela será harmoniosa na defesa dos interesses dos servidores do Judiciário. Esse encontro é um bom começo”, destacou o presidente do SERJAL.

BOAS NOTÍCIAS

Durante a reunião, algumas indagações do SERJAL foram respondidas com boas notícias. Em relação à Data-base de 2019, por exemplo, Tutmés prometeu atenção ao pleito do SERJAL para tentar implantar a recomposição salarial já no primeiro trimestre. Nos últimos anos, a Data-base só tem sido definida no final do exercício, gerando desgaste na categoria. De imediato, Tutmés solicitou do setor financeiro do TJ o estudo de possibilidade de atender ao pleito.

O presidente do TJ também informou que pretende nomear em breve o restante dos aprovados do último concurso, completando o número de vagas ofertadas (131). No último dia da sua gestão, o ex-presidente Otávio Praxedes empossou 63 novos servidores. Restam 68.

Também tocou na questão da segurança das unidades judiciárias, que é interesse de todos, anunciando que já tem projeto de ampliar a guarda judiciária com a contratação de 200 policiais que se encontram na inatividade, a exemplo do que fez o governo do Estado para ativar o programa Ronda no Bairro.

Outras questões, como concurso de remoção, condições de trabalho, auxílio-alimentação e auxílio saúde, serão aprofundadas na audiência pública.

O SERJAL foi representado pelo seu presidente, Aluciano Martins, e pelos diretores executivos Kleber Torres (Finanças), Reinaldo Vital Rios (Administração), Cleyson Francisco (Formação e Organização Politico-sindical) Fabrício Xavier (Cultura) e Luiz Arthur (Comunicação).