Notícias - Locais


Consulta Pública vai orientar grade de cursos da Esmal para 2019

Atenção servidores do Judiciário alagoano: A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) vai realizar, no dia 17* de setembro, consulta pública no ambiente da Justiça estadual para orientar a escolha dos cursos que vão formar a grade de programação da Escola para o ano de 2019. É o momento oportuno de se manifestar, sugerindo temáticas que atendam às demandas da categoria.

A consulta, segundo informado ao presidente do SERJAL, Aluciano Martins, em conversa telefônica com a coordenadora de cursos para servidores da Esmal, juíza Luciana Raposo, vai acontecer pela manhã, na sede do Tribunal de Justiça, no Centro de Maceió, e à tarde, no Fórum da Capital, no Barro Duro, e qualquer servidor pode participar.

“As propostas são muito bem-vindas e essa é a hora de fazê-las. Precisamos das sugestões dos servidores”, destacou a juíza, durante a conversa. “Esta é a hora de opinarmos sobre as nossas necessidades de qualificação. E é muito importante que os servidores participem dessa consulta, para que seja definida uma grade de cursos mais próxima possível dos nossos anseios. Os cursos da Esmal são requisito imprescindível para a progressão de carreira. Nós, da diretoria do SERJAL, estaremos lá, no dia da consulta, para darmos a nossa contribuição e conversar pessoalmente com a Dra. Luciana”, destaca Aluciano Martins, que na semana passada participou, em Arapiraca, junto com outros servidores do Judiciário, de curso de aprimoramento em língua Portuguesa. “Muitas são as dúvidas e os questionamentos dos servidores em relação aos cursos, à pontuação. E sempre buscando responder às demandas dos filiados, telefonamos à Dra. Luciana, que nos deu essa notícia e se dispôs a conversar pessoalmente conosco, no dia da consulta*, para alguns esclarecimentos”, disse ele.

De antemão, a juíza esclareceu que a definição em relação aos critérios de pontuação de cada curso não compete à Escola. É feita pelo RH do TJ, obedecendo ao que diz o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores, regulamentado por portaria do TJ.

CERTIFICADOS

Em relação à liberação dos certificados de cursos anteriores para fins de progressão de carreira, a juíza informou que muitos servidores já estão recebendo o documento, já que grande parte ficou pronta, num verdadeiro mutirão realizado pela Esmal. Mas explicou que outra parcela depende de decisões e encaminhamentos relacionados à questão de horas extras, pelo Tribunal de Justiça.

Aluciano também indagou sobre a possibilidade de maior oferta de cursos online para os servidores, mas ela explicou que, nesse caso, seria necessária uma disponibilidade maior de tutorias para aferição de nota e pontuação nessa modalidade de ensino.

(*) Esta matéria foi editada para atualização da data da consulta, inicialmente divulgada como sendo dia 24 e posteriormente marcada pelo TJ para o dia 17 de setembro.