Notícias - Locais


Resumo da semana: SERJAL em ação na defesa de seus filiados

O SERJAL fecha mais semana de intensas atividades, sempre na defesa dos direitos dos servidores do Judiciário alagoano, iniciada com o encaminhamento de ofício, na segunda-feira (2), à Presidência do Tribunal de Justiça (TJ/AL), solicitando a definição de data para a reunião que vai tratar da data-base. Na primeira reunião, ocorrida em 09 de março, o presidente do TJ/AL, desembargador Otávio Praxedes, sinalizou que esse novo encontro teria caráter mais resolutivo e ocorreria na primeira quinzena do mês de abril.

O ofício do SERJAL foi reforçado na terça-feira, com um novo requerimento, desta vez assinado conjuntamente com o Sindojus, cobrando um posicionamento do TJ em relação à data-base. Os sindicatos reivindicam reposição de 9%, considerando a inflação do período mais a recuperação de perdas anteriores e ganho real. No mesmo requerimento, foi cobrado que o TJ/AL defina valores dos reajustes dos auxílios alimentação e saúde, para avaliação da categoria.

PROGRESSÃO VERTICAL

Na terça-feira (03), o presidente do SERJAL, Aluciano Martins, recebeu na sede da entidade, o presidente e o diretor jurídico do Sindojus (Cícero Filho e Gustavo Macêdo) para encaminhamentos relacionados à implantação das progressões aos servidores que se enquadram nos critérios desse direito. Diante da constatação de que o TJ tem efetuado o pagamento da progressão vertical a alguns servidores, em detrimento de outros, os dois sindicatos cobraram, por meio de ofício à presidência do TJ/AL, tratamento isonômico na implantação das progressões devidas; questionaram os critérios adotados para definir os pagamentos feitos até agora e manifestaram o clima de insatisfação que esse tratamento desigual tem gerado entre os servidores. As entidades querem que essa questão entre na pauta da mesma reunião requerida para definir a data-base, prevista para acontecer nesta primeira quinzena de abril, segundo promessa do próprio presidente do TJ.

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

Na terça-feira (3), o diretor de Formação Político-Sindical do SERJAL, Cleyson Francisco, reuniu-se com o procurador geral do Tribunal de Justiça, Filipe Lôbo Gomes, para definir providências visando ao atendimento mais célere do pleito do Sindicato, que pede a equiparação do auxílio-alimentação dos servidores com os valores pagos aos magistrados. Atualmente os magistrados recebem quase o dobro (R$ 1.306,00) da verba indenizatória paga aos servidores. O próprio presidente do TJ, desembargador Otávio Praxedes, já entendeu o pleito da equiparação como justo e direcionou no sentido de conceder a equiparação requerida, ainda neste semestre.

O objetivo do SERJAL é assegurar que o pleito seja atendido dentro dos trâmites legais, evitando erros que possam trazer retrocesso.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Também na terça-feira, diretores do SERJAL receberam a visita de cortesia dos dirigentes do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Pernambuco – SINDJUD/PE, Michel Domingos (presidente) e Alexandre Nunes (secretário geral). Uma visita de cortesia, que serviu também para maior aproximação e troca de experiência entre as duas entidades, visando a estreitar os laços e fortalecer as lutas comuns em defesa dos direitos, benefícios e melhorias para os servidores do Judiciário.

VISITA DE CORTESIA

Na quarta-feira (4), a diretoria do SERJAL, representada por seu presidente Aluciano Martins e pelo seu diretor financeiro Kleber Torres, foi recebida no gabinete do desembargador Alcides Gusmão. Uma visita de cortesia e de fortalecimento de relações institucionais, visando sempre o benefício dos servidores do Judiciário alagoano. Na ocasião, os dirigentes do SERJAL apresentaram o quadro atualizado dos servidores que preencheram os requisitos para implantação da progressão vertical, mostrando que o TJ não tem cumprido as providências necessárias à efetividade desse direito. É ideia da diretoria visitar todos os desembargadores do TJ.

ESCULTURART

Na quinta-feira (5), o presidente do SERJAL, Aluciano Martins, reuniu a assessoria para as tratativas iniciais relacionadas à organização do 1º Esculturart, um evento que está na pauta da diretoria de Esportes, Cultura e Lazer do SERJAL, com total apoio da presidência, como um grande movimento cultural envolvendo os servidores da Justiça alagoana.

A ideia da diretoria é realizar o evento ainda este ano.