Notícias - Locais


Em reunião com dirigentes sindicais, presidente do TJ acena com reajuste acima da inflação

Um encontro produtivo. Assim os dirigentes do SERJAL avaliaram a reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, desembargador Otávio Praxedes, ocorrida na manhã desta sexta-feira (9). A audiência, solicitada inicialmente pelo SERJAL, em janeiro, e depois reforçada, em conjunto com o Sindojus, foi um primeiro contato direto da nova diretoria com o presidente do TJ, e colocou em pauta a data-base e de outras demandas dos servidores.

“Estamos aqui para falar de demandas dos servidores, para agradecer o atendimento à nossa solicitação e dizer da nossa intenção em estabelecermos uma relação de respeito e diálogo com o TJ, em benefício da nossa categoria”, destacou o presidente do SERJAL, Aluciano Martins, após ouvir do presidente do TJ os cumprimentos pela eleição -extensivos a toda a diretoria - e reafirmar seu respeito e interesse numa boa relação com as entidades representativas dos servidores.

Durante o encontro, os dirigentes das três entidades presentes (SERJAL, Sindojus e Aeja) manifestaram preocupação principalmente em relação à data-base, para evitar que a negociação não se estenda prolongadamente, como ocorreu no ano passado, princialmente em função dos limites de prazo impostos pela legislação eleitoral.

O presidente do TJ justificou que no ano passado houve uma situação atípica, em relação ao orçamento, o que demorou o processo, e demonstrou interesse em resolver essa questão com maior brevidade este ano. E garantiu: “Vamos conceder a data-base. Pedimos apenas um tempo para os estudos (de impacto), porque este ano queremos ir além da inflação”, disse ele, destacando também que se empenhará na implantação das progressões pendentes, requeridas pelo SERJAL, em nome dos servidores, e no reajuste dos auxílios Saúde e Alimentação. 

O presidente do SERJAL, Aluciano Martins, pediu atenção à diferença que ficou da data-base de 2016, para que seja contemplada este ano, e lembrou que na proposta unificada encaminhada ao TJ pelas entidades, além da recomposição da perda inflacionária do período (janeior de 2017 a janeiro de 2018), calculada em menos de 3%, é requerida também a reposição dessa perda de 2016 e mais ganho real.

“Saímos com boas perspectivas. O presidente do TJ reiterou compromisso com a categoria, disse que vai pagar a reposição das perdas salariais e que tem pretensão de conceder um aumento real. Uma nova reunião ficou prevista para o mês de abril, possivelmente até o dia 15, quando deverá apresentar uma proposta concreta em termos de índices para o reajuste salarial dos servidores nesse ano de 2018”, destacou Aluciano. 

“O presidente Otávio Praxedes mostrou-se receptivo, inclusive falou da intenção em conceder, até o meio do ano, reajuste para o auxílio alimentação e auxílio saúde dos servidores. Nossa avaliação sobre o encontro é de que foi muito produtivo”, destacou a diretora administrativa do SERJAL, Mara Fabiana. 

O diretor de formação e políticas sindicais, Cleyson Francisco, também participou do encontro e confessou ter saído com boas perspectivas, principalmente de que a data-base, este ano, seja fechada em tempo mais breve

Crédito  das fotos:  Caio Loureiro.