Notícias - Locais


Eleição do Serjal será definida em segunda convocação, na terça (21)

Mais de 500 pessoas compareceram às urnas e marcaram sua participação no processo democrático de escolha da nova Diretoria e do Conselho Fiscal do SERJAL, na última terça-feira (14). Desses, quase 95% votaram na chapa Experiência & Renovação, a única que se inscreveu para disputar a eleição de Diretoria e mais de 90% votaram na chapa União e Transparência, para o Conselho Fiscal. Porém, o número de votantes não foi suficiente para atingir o quórum de 51%, exigido pelo Estatuto e Regimento Eleitoral do SERJAL.

Com um colégio eleitoral de 1.280 sindicalizados, dos quais 1.215 estão aptos a votar, seria necessário um quórum de 620 eleitores para que o resultado fosse definido na primeira convocação. Compareceram 530, o que leva o pleito para uma segunda votação, já convocada previamente (conforme edital da Assembleia Eleitoral), para a próxima terça-feira, 21.

“Infelizmente, apesar de a chapa para a Diretoria e a chapa do Conselho Fiscal terem obtido mais de 90% dos votos depositados nas urnas, no dia 14, a eleição não pode ser validada por causa do quórum. É uma eleição de chapa única – já que ninguém mais se candidatou à nobre missão de representar os servidores do Judiciário alagoano em suas lutas – e apesar de a Comissão Eleitoral ter colocado toda uma estrutura para facilitar o exercício do voto em todas as regiões do Estado, muitos filiados acabaram se acomodando, achando que a eleição estaria definida. É preciso entender que, mesmo com chapa única, é necessária a participação dos filiados, exercendo o direito de voto, referendando a escolha, e esperamos que nessa segunda convocação a categoria entenda isso” – destacou o presidente em exercício do SERJAL, Reinaldo Vital Rios.

Durante todo o dia 14, várias pessoas se mobilizaram para garantir o exercício da democracia por meio do voto. Inclusive aposentados, que deram exemplo de engajamento e compromisso, como a oficiala de registro civil, Pastora Vital Rios, que aos 81 anos de idade saiu de casa para votar. O escrivão aposentado João de  Albuquerque Nunes, com 86 anos, também acompanhou o filho Ronaldo Albuquerque, escrivão aposentado e a neta Andrea Maria, analista Judicial, para votar e contribuir com o processo democrático na eleição do SERJAL. 

Na segunda convocação, no dia 21, todos os sindicalizados aptos a votar devem comparecer às urnas, mesmo os que votaram na primeira convocação.