Notícias - Locais


Greve Geral Nacional: Veja como proceder e como será nossa participação

Os servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas vão aderir à Greve Geral Nacional contra as reformas Trabalhista e Previdenciária, e contra a Terceirização, conforme foi referendado pela categoria, em assembleias realizadas na quinta-feira passada (20) pelo SERJAL, na capital e no interior do Estado. Fóruns, comarcas e juizados da capital e do interior devem funcionar apenas com os 30% previstos em lei. 

“Esse é um movimento que pertence a todos os trabalhadores brasileiros – homens e mulheres – de todos os segmentos, contra o pacote de maldades lançado pelo Governo Federal para promover o desmonte dos direitos trabalhistas e previdenciários. Isso é muito grave; um verdadeiro massacre da classe trabalhadora, e não podemos permitir se concretize. Portanto, essa é uma luta de todos nós e é imprescindível a participação de cada um”, destaca a diretora de Formação e Organização político-sindical do SERJAL, Ana Paula Araújo.

Segundo ela, a orientação geral do Sindicato para os seus filiados, em todas as unidades jurisdicionais, é aderir ao movimento, onde ele estiver acontecendo.

ORIENTAÇÕES GERAIS

- Nesta sexta-feira, VISTA-SE DE PRETO e junte-se ao movimento. Essa é a cor do nosso protesto contra a tentativa do governo de eliminar nossos direitos;
- Lembre-se que é um DIA INTEIRO DE GREVE, e não apenas uma paralisação de uma ou duas horas. 
- Em Maceió, a CONCENTRAÇÃO dos servidores da Justiça – estadual, federal e do Trabalho - está marcada para as 9h, em frente ao prédio das Varas do TRT, na Avenida da Paz, onde acontecem as primeiras manifestações;
- À tarde, todos devem se dirigir para a concentração geral, na Praça do Centenário, para participar, junto com os demais trabalhadores, da passeata que segue em direção ao Centro, a partir das 15h.
- Em relação aos servidores do interior, que também vão aderir à greve, o Serjal orienta a se juntarem em frente às respectivas comarcas, de onde devem se reunir aos demais trabalhadores nas mobilizações locais. 
- Nos municípios onde não houver atos públicos da greve, a orientação é que os servidores da Justiça façam a sua paralisação e protesto com panfletagem nos locais de trabalho.
- Em anexo, estamos disponibilizando material alusivo à nossa participação na greve – faixas, cartazes, panfletos. Imprimam quantos puderem para afixar nos locais de trabalho e levar no dia da greve;
- Todos os servidores grevistas deverão assinar o PONTO PARALELO na planilha disponibilizada ao final destas instruções; essa planilha preenchida deverá ser remetida posteriormente ao SERJAL.
- Deve-se manter o mínimo de 30% de servidores em plantão, para que seja dado cumprimento, exclusivamente, aos expedientes considerados urgentes. Na comarca onde houver apenas um servidor, este será plantonista; nos demais casos, deve ser feito revezamento no dia da greve geral, alternando o servidor de plantão, de modo que todos participem ativamente do movimento.
- Durante a greve, os plantonistas (30%) deverão cumprir os SERVIÇOS URGENTES, elencados no Provimento Nº 19, da Corregedoria Geral de Justiça, conforme documento em anexo.
- Servidores em ESTÁGIO PROBATÓRIO têm assegurado o direito de participar da GREVE.

- Os colegas das comarcas do interior, dos juizados especiais e das unidades da capital podem nos enviar fotografias com faixas e/ou cartazes confirmando a adesão à greve pelo grupo do whatsaap (Informativo Serjal) ou pelo email comunicacaoserjal@gmail.com;

- Em cumprimento ao artigo 13º da Lei de Greve, o SERJAL  comunicou ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Otavio Praxedes, sobre a decisão da categoria de aderir à greve geral. Caso seja necessário, apresente esse ofício ao juiz da sua comarca.

- Ainda tem dúvida da sua participação? Leia a NOTA do Serjal, sobre a Greve. 

Vamos todos participar! Nossos direitos estão ameaçados!